Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ervas aromáticas


                     


Ervas aromáticas

As ervas aromáticas transformam positivamente os alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, e os orégãos com queijo e ovos.
Todavia, as combinações não deverão ser obrigatórias; o que é excitante na cozinha é o facto de haver sempre um grande âmbito para novas experiências e para a possibilidade de novas e bem sucedidas misturas de sabores.
As ervas aromáticas deverão ser utilizadas frescas, sempre que possível, sendo os orégãos a única excepção, visto que, por qualquer motivo, têm um aroma ainda melhor depois de secos.
A maior parte das ervas pode ser facilmente cultivada.
O tomilho pode ser tão bom fresco como seco, desde que tenha sido seco há pouco tempo.
Sendo actualmente tão fácil obter ervas frescas durante todo o ano, é curioso lembrarmo-nos de que, ainda há pouco tempo, só se conseguiam comprar pequenas embalagens com uma curta variedade de ervas secas. De qualquer forma, muitas das ervas tenras, como o manjericão e a salsa, perdem por completo as suas características quando secas; se tiver grande abundância delas e as quiser conservar, poderá congelar pequenas quantidades em cubos de gelo ou, melhor ainda, conservá-las em azeite, dentro de boiões bem vedados. Assim, depois de ter usado as ervas, o azeite aromatizado poderá ser utilizado para temperar saladas. 
Nada se compara à fragrância das ervas frescas em saladas ou espalhadas sobre legumes cozidos e as que têm folhas de belos formatos são excelentes para enfeitar um prato ou decorá-lo. Havendo ervas frescas em casa, não existe a preocupação de o prato ter um aspecto descolorido: desde que o gosto-base da comida seja bom, pode-se melhorar rapidamente o aspecto do prato com algumas ervas, Mesmo os melhores estufados, guisados ou sopas tornam-se mais apetitosos se se espalharem sobre eles ervas picadas, no último momento; são elas também que tornam diferentes os caldos e os molhos.


ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS

Alargue o seu horizonte culinário. Desperte a sua imaginação.

As ervas aromáticas e especiarias enriquecem o sabor dos alimentos, pelo estiveram desde sempre ligadas à arte da culinária. As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto que as especiarias são as partes aromáticas: rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas normalmente secas, provenientes de plantas oriundas das regiões tropicais. 

http://www.gastronomias.com/ervas/

DICAS E CONSELHOS- ERVAS AROMÁTICAS
Além do aroma e sabor que conferem aos cozinhados , as ervas aromáticas são uma ótima forma de reduzir
o consumo de sal. Quer seja num jardim ou num pequeno terraço com vasos, dedique-lhes um espaço para as ter sempre à mão frescas e saborosas.
Salsa
Misture com saladas, maionese e molhos clássicos. Cortada finamente, pode
ser utilizada com sucesso para polvilhar sanduiches, pratos com ovos, sopas de hortaliça,
peixe e batatas.

Hortelã
Bom tempero para molhos, saladas e carnes. Curtida com vinagre dá um toque especial a saladas
e assados. Pode juntar-se a ovos mexidos e omeletes.

Oregãos
Essenciais para aromatizar pizzas, lasanhas, caracóis, feijoadas, caldeiradas e saladas.

Tomilho
Fica bem com fígado, carnes, hambúrgueres, peixe cozido, cogumelos, brócolos e saladas
de batata.

Salva
Experimente utilizar na preparação de fígado, carne de porco, coelho, peixe e molhos.

Aneto
Também conhecido como endro,é ótimo para condimentar queijos, molho branco, carne
grelhada, peixes como o salmão, saladas, ovos, patés, arroz , massa e sopas.

Manjericão
É o complemento idel para pratos que levem cebola, oregãos, alho ou azeite. No entanto
o alimento que combina melhr é o tomate.

Poejo
Excelente no tempero das carnes, caldeiradas, migas de peixe e açorda
alentejana. Também  dá um ótimo lico e chá para a gripe.

Cebolinho
Sempre pronto um toque especial a saladas, sopas , sandes, molhos e manteigas.

Coentros
São indicadas para aromatizar saladas, legumes , sopas, frutos do mar, peixe, carnes des abor forte
guisados, arroz, feijão, molhos e preparações à base de ovos.

Alecrim- rosmaninho
Destaca-se no uso do tempero de carne de borrego, mas também é excelente
com carne de porco , coelho, frango e salsichas.


Os benefícios de usar ervas aromáticas:

1.O louro é conhecido por facilitar a digestão e pode ainda ser usado como repelente natural: coloque uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha, feijão, etc, e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.

2.O tomilho é rico em ferro e cálcio. Esta especiaria é eficaz a melhorar problemas respiratórios e torácicos, como a tosse e a bronquite, mas também é muito eficaz para ajudar a vesícula preguiçosa e problemas de digestão lenta.

3.Salva ou Sálvia esta erva cujo nome significa saúde, pode ser utilizada para dar ânimo e energia, mas também para limpeza dos dentes, remoção do tártaro e dar um hálito agradável. Um banho tónico com um pouco de salva faz revigorar o corpo e a mente. É muito recomendada para quem tem diabetes. Prepare 100 gramas de folhas de sálvia em 1 litro de vinho branco seco. Beba frio e veja os seus níveis de açúcar no sangue baixarem. Além disso, é também
muito boa para o sistema cardiovascular.

4.Oregãos possuem propriedades antioxidantes e são aconselhados no combate de inflamações e ajudam ainda no problema de aerofagia (excesso de ar no estômago).

5.O alecrim pode ajudar nas dores musculares, problemas da vesícula, problemas de ossos, dores de cabeça, depressões, problemas digestivos e muito mais. O óleo é conhecido por ajudar na bronquite, sinusite, no cansaço e como estimulante do sistema circulatório.

6.O manjericão, é uma planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.
Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino. — com 2.Tomilho, 5. Alecrim, 4.Oregão, 1.Louro, 6.Manjericão e 3. Salvia.

Dicas, para quem não tem muito espaço:



 
 


GENIAL...

Nenhum comentário: