Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da Árvore – A Importância das Árvores para Nós


diretoriodeartigos.com.br 

Dia da Árvore – A Importância das Árvores para Nós

Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.”

(Martinho Lutero)

Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. 

Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”

(Tom Jobim)
As frases ditas por Lutero e Tom Jobim demonstram a importância da árvore para a humanidade. Não só por seu valor comercial através da madeira ou de seus frutos, mas pelo importante papel que desempenha na manutenção do equilíbrio da vida em nosso planeta produzindo oxigênio. No próximo dia 21 de setembro, comemoramos uma data muito especial: o dia da Árvore. A data foi escolhida, pois antecede o início da Primavera, época das mais belas flores e também época em que os povos indígenas costumam homenagear as árvores, preparando a terra para o plantio.
Dia da Árvore
Nosso país é o que possui mais árvores nativas em todo o mundo e dentre as espécies mais populares nós temos:
-Cacaueiro: através de suas sementes é que se produz o chocolate. O Brasil é o maior produtor mundial de cacau.
-Seringueira: muito encontrada na Floresta Amazônica, foi a grande responsável pelo impulso econômico vivido pela região no século XIX. De sua seiva se extrai o látex, material responsável pela produção da borracha.
-Açaí: virou uma febre no Brasil o consumo da frutinha do açaí. Devido ao seu alto valor calórico e sabor delicioso, é muito apreciado por quem pratica exercícios físicos intensos.
-Ipê roxo, amarelo e branco: estão dentre as árvores mais populares no Brasil, produz lindas flores.
-Cajueiro: são árvores gigantescas, que produzem o delicioso caju.
-Pinheiro do Paraná: produz o delicioso pinhão, não só apreciado pelas pessoas, como também pela gralha azul, que tem o hábito de enterrar o pinhão para depois comê-lo, contribuindo, assim, para a disseminação da espécie.
-Pau-brasil: talvez a mais famosa das árvores brasileiras, muito mais pelo seu passado, quando era valiosíssima aos portugueses, que dela extraíam sua tinha de coloração vermelha, do que por seu presente, já que se encontra em vias de extinção devido ao seu passado de exploração.
Fora árvores brasileiras, se tem os bonsais, aquelas miniaturas de árvores que exigem todo cuidado, e também são muito belos, para se cultivar em casa.
Então, neste 21 de setembro Dia da Árvore, ao andar pela rua olhe atentamente asárvores pelo caminho, aprecie sua beleza, pense em sua importância e, finalmente, dê um longo abraço nela. Ela certamente não rejeitará seu abraço e ainda retribuirá com um ar mais puro, sombra, deliciosos frutos e lindas flores, sem pedir nada em troca, apenas que você não a maltrate. Plante Flores também, faça sua parte. É ou não é a melhor amiga do homem?


As árvores da cidade
fonte imagem: ambientalsustentavel.org

Dia da Árvore: A Importância de Preservar as Florestas

Dia Mundial da Árvore é festejado no dia 21 de Março. Tudo começou nos Estados Unidos no estado de Nebraska, que é comemorado dia 23 de Setembro, no dia do aniversário de Julius Sterling Morton, que estimulou a plantação de árvores naquele local.
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado dia 21 de Setembro. Esta data foi escolhida por ser o final do inverno e o começo da primavera, onde as flores voltam a nascer em quantidade significante.
carvalho gigante
fonte imagem: viverdeeco.com
Essa data é importante para comover as pessoas de que é necessária a preservação de florestas, já que as árvores mantêm a umidade do ar, firmam o solo das margens dos rios e encostas, mudam a direção dos ventos e diminuem a poluição dissolvendo o gás carbônico, que é gerado pela queima de combustível. Além de serem úteis para o meio ambiente, elas também são bastante utilizadas pelo homem para a fabricação de remédios, feitos a partir de matéria-prima retirada dos troncos.
Devido às várias utilidades de madeira das árvores, muitas espécies estão entrando em extinção. Elas são usadas para a fabricação de papéis, lápis, tecido, edifícios, filmes fotográficos e móveis.  Além extração das árvores, outro problema que a natureza está enfrentando são as queimadas. Elas são provocadas por pontas de cigarros jogados na beira da estrada, por falta de chuva ou por quem quer devastar a floresta e fazer atividades agropecuárias no lugar.
Como o Dia da árvore não é reconhecido por todos, um meio de promover é pela internet, o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia. Existem sites de mensagens, que podem ser publicadas poesias, poemas ou textos, e é um modo bem legal de mostrar para pessoas a importância dessa data. Enviar mensagem de dia da árvore é preciso, pois se todos ajudarem um pouco, o mundo mudará pra melhor e a natureza agradecerá.

Nenhum comentário: