Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

JARDINAGEM - Como plantar e cuidar de árvores


Como plantar e cuidar de árvores

As árvores desempenham uma importância extraordinária na constituição de um jardim, uma vez que são as principais responsáveis pela formação de locais com sombra e pela melhoria da qualidade do ar. Além do mais, elas são um elemento de decoração excecional, pois combinam com vários tipos de plantas. Saiba como plantar e cuidar de árvores e melhore a qualidade e a beleza do seu espaço exterior.

A plantação de árvores

Para adquirir árvores e plantá-las no seu jardim, primeiro deve deslocar-se a uma estufa ou loja de jardins especializada e informar-se acerca das melhores espécies que lá poderá adquirir. Tenha em consideração que o sucesso de uma plantação está relacionado com a forma como a terra é trabalhada e preparada. Nesse sentido, para que o cultivo de árvores seja feito de uma forma exemplar, é necessário cumprir com os aspetos seguintes:

REGAR AS ÁRVORES COM REGULARIDADE

Todas as árvores – mesmo as espécies mais tolerantes à seca – precisam de ser regadas com frequência durante os primeiros anos após a sua plantação. Este é um passo fundamental que vai fazer com que as raízes das árvores se desenvolvam e atinjam a profundidade necessária para conservar uma determinada árvore ou arbusto nos períodos de seca mais rigorosos. Depois de terem o seu sistema radicular estabelecido, a maioria das árvores necessita apenas de uma irrigação frequente.

FERTILIZAR A TERRA DE PLANTAÇÃO CORRETAMENTE

A fertilização regular da terra de cultivo é muito importante na plantação de árvores, principalmente nos primeiros anos de vida. Ao fazê-lo, a terra fica mais rica e nutrida e isso é essencial para o crescimento de todas as árvores, plantas e flores. Assim que uma árvore estiver bem fixada à terra, ou seja, com as raízes bem profundas, ela poderá crescer de forma autónoma, sem qualquer tipo de reforço de alimentação. É de realçar que a alimentação adicional só deverá ocorrer nos casos em que as árvores se apresentam fracas, debilitadas ou subnutridas.

Como formar um tronco de árvore forte

As árvores jovens desenvolvem um tronco forte mais rapidamente se os seus ramos mais baixos estiverem numa posição correta após a respetiva plantação. Nos primeiros anos, os ramos laterais devem ser cortados apenas se ficarem muito grossos ou compridos, caso contrário não o deve fazer. Por outro lado, deve ter em atenção que a poda dos ramos das árvores deve ser efetuada apenas no período de dormência das plantas ou um pouco antes das plantações da primavera. Assim que um tronco adquira 5 centímetros de espessura, deve começar por remover os ramos mais baixos de forma gradual, durante um período de vários anos.

A colocação de estacas numa árvore

Uma árvore jovem conseguirá desenvolver um tronco mais forte se crescer sem qualquer tipo de suporte ou estacas. No entanto, se uma árvore for plantada num local com muito vento ou se o tronco principal for muito fraco para permanecer em pé sozinho, esse mesmo tronco deverá ser reforçado com a colocação de estacas ou apoios para ajudar a respetiva árvore a crescer. Para utilizar as estacas corretamente, deve seguir os passos seguintes:
  1. Utilize um laço que não prejudique ou danifique o exterior da respetiva árvore. É aconselhável que utilize materiais de lona ou de borracha para não prejudicar o crescimento da árvore;
  2. Prenda o laço ao redor da árvore e coloque estacas ou apoios de cada um dos lados do tronco;
  3. Verifique se a árvore não fica apertada demais. Ela deve ficar folgada ao ponto de conseguir ser agitada cerca de 2, 5 centímetros para cada lado.
Para descobrir onde fixar os laços das estacas, no caso do tronco da árvore ser fraco, deve passar a mão no respetivo tronco até encontrar um local sem falhas. Deve cortar as estacas um pouco acima dos laços para que a árvore não entre em stress e para que se consiga desenvolver corretamente. Também é de realçar que num local ventoso, as raízes de uma árvore jovem também poderão precisar de âncoras para ficarem em contacto firme com a terra e, como tal, deve colocar apoios específicos acima do solo para as segurar de uma forma eficaz. No final de um ano, todas as estacas e apoios devem ser removidos, para que a árvore fique autónoma e seja auto sustentável.

A proteção do tronco de uma árvore jovem

Para que uma árvore jovem consiga sobreviver a qualquer tipo de situação, é necessário que ela esteja em observação constante para que possa crescer de uma forma saudável e consistente. Deve envolver o tronco da árvore recém-plantada de modo a protegê-la dos ventos secos, do sol quente, da destruição de animais selvagens, como os veados, ou até mesmo os roedores, e dos danos provocados pelos cortadores de relva.
Para envolver o tronco da árvore de uma forma conveniente, deve utilizar um saco de aniagem ou um tronco pré-fabricado com material de acondicionamento. Tenha em mente que estes materiais devem ser retirados um ano depois de terem sido colocados, quando a casca se tornar mais espessa e resistente.
Como transplantar árvores e arbustos
A transplantação é um processo que causa um enorme stress a uma árvore ou arbusto e se esta não for bem feita eles podem morrer. Para que isto não aconteça, saiba como transplantar árvores e arbustos de uma forma correta e construa o seu jardim à sua imagem.

A transplantação de árvores e arbustos

Antes de transplantar uma árvore ou um arbusto deve avaliar se estes têm ou não condições para serem transplantados com sucesso. O aumento do stress sobre as árvores e arbustos que não estão preparados para serem transplantados pode fazer toda a diferença entre uma árvore ou um arbusto saudável e atrativo e um outro que esteja em declínio.

Ao adquirir árvores e arbustos numa loja de jardins especializada ou em viveiros, eles serão novamente transplantados no seu quintal ou jardim. No entanto, as árvores e os arbustos que se encontram nos viveiros têm as raízes podadas, o que os prepara para uma eventual colheita e transporte para a área onde vão ser plantados. Por outro lado, também pode transplantar árvores e arbustos de um lado do jardim para o outro, apesar de este processo ser um pouco mais trabalhoso e demorado.

As principais espécies a serem transplantadas

Tendo em conta a quantidade de espécies de árvores e arbustos existentes no mercado, é necessário deslocar-se a uma loja de jardins especializada ou viveiro para recolher toda a informação sobre as melhores espécies a serem transplantadas. Algumas espécies resistem melhor à transplantação do que outras. Das mais conhecidas, destacam-se as seguintes:
  • Amieiro
  • Birch
  • Olmo Americano
  • Bordo de Prata
  • Pinheiro
  • Azeitona da Rússia
  • Pícea
  • Nogueira
  • Salgueiro

Como transplantar com sucesso uma árvore ou um arbusto

Para transplantar com sucesso uma árvore ou um arbusto, deve observar minuciosamente os aspetos seguintes:

A IDADE DAS ÁRVORES E DOS ARBUSTOS

As árvores e os arbustos mais novos têm mais força e capacidade de resistência ao stress do que os mais velhos.

A TOLERÂNCIA QUE AS ÁRVORES E OS ARBUSTOS OFERECEM DURANTE A TRANSPLANTAÇÃO

Existem determinadas espécies de árvores e de arbustos que são mais tolerantes à transplantação do que outros. Ao optar pela transplantação de uma espécie de árvore ou de arbusto que não seja muito tolerante à mudança, estes podem morrer durante o processo.

A ÉPOCA DE TRANSPLANTE

As árvores e os arbustos devem ser, preferencialmente, transplantados na primavera, após o degelo dos solos e antes do florescimento das plantas. Contudo, existem espécies que podem sobreviver ao transplante em qualquer altura do ano, especialmente quando o solo não está congelado. Em alguns casos, as árvores e os arbustos também podem ser movidos no outono, após a queda das folhas e antes de a terra congelar, no entanto, esta época é mais difícil de transplantar, pois as raízes têm mais dificuldade em se adaptarem ao solo.

O NOVO LOCAL DE PLANTAÇÃO

Existem grandes diferenças nos requisitos ambientais exigidos para cada espécie de árvore ou de arbusto. No entanto, para transplantar uma árvore ou um arbusto com sucesso, deve garantir que o novo local de plantação cumpre com os requisitos seguintes:
  • Tenha uma quantidade de luz solar suficiente
  • Não fique exposto em demasia à ação do vento
  • Mantenha os níveis de pH no solo e de humidade controlados
Todas as plantas necessitam de ter espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes e das coroas e, como tal, deve considerar o tamanho adulto da respetiva árvore ou arbusto que esteja a plantar e se tem ou não espaço suficiente para ele crescer.

O ARMAZENAMENTO E O TRANSPORTE

As árvores e os arbustos que foram escavados para serem transplantados num outro local devem ser colocados na terra o mais rapidamente possível. Para o fazer corretamente, deve cobrir o torrão com um material que retenha a humidade – como por exemplo um saco de serapilheira, turfa, lona ou plástico – até chegar o momento da plantação.

Assim que uma árvore ou arbusto é retirada da terra, tenha em atenção que ele não deve ficar exposto à luz solar, a ventos e a temperaturas extremas. As raízes não devem secar, uma vez que isso pode reduzir o sucesso do respetivo transplante. Tenha em mente que as árvores e os arbustos devem ficar bem protegidos durante o transporte para o novo local de plantação, para que as árvores ou arbustos mantenham toda a sua beleza.

Como se desenrola na prática o processo de transplantação

Na transplantação de uma árvore ou de um arbusto deve ter inúmeros cuidados para minimizar o sofrimento do respetivo sistema radicular. Este é, por norma, um processo de stress para a planta e deve ser efetuado sem falhas. Para o fazer corretamente, é necessário seguir os passos seguintes:
Prepare a transplantação: a transplantação de uma árvore ou de um arbusto deverá começar a ser preparada com cerca de um mês de antecedência. Este é o tempo ideal para efetuar todos os trabalhos necessários nos arbustos ou nas árvores e no novo local de plantação.
Inunde o terreno onde se encontra a árvore ou o arbusto a ser transplantado: é fundamental inundar a terra onde se encontra a árvore ou o arbusto a ser transplantado para que seja cavado o respetivo torrão. Quanto mais inundado estiver o terreno, mais fácil se torna o corte das raízes laterais. Tenha em atenção que não deve mexer, nem cortar, pelo menos para já, as raízes mais profundas, pois estas devem ficar ligadas à terra.
Envolva o torrão num material que retenha a humidade: existem vários materiais que podem ser utilizados para envolver um torrão, como por exemplo um saco de serapilheira, lona ou plástico. Independentemente do material escolhido, certifique-se que as raízes laterais não se voltam a desenvolver no mesmo local. Mantenha apenas as raízes mais profundas conectadas ao chão.
Tape novamente o buraco escavado: ao cortar as raízes laterais do torrão, teve a necessidade de abrir um buraco no solo para envolver e proteger as respetivas raízes. Depois de esse processo ter sido realizado, deve tapar novamente o buraco que cavou e aguardar pacientemente pelo dia da transplantação. Este período de espera demora aproximadamente três semanas.
Transplante a árvore ou o arbusto: para fazer a transplantação de uma árvore ou de um arbusto, é necessário retirar por completo a planta da terra, isto é, cortar as raízes mais profundas (uma vez que as laterais já se encontravam cortadas) e colocá-lo no novo local de plantação. Basta colocar o torrão na nova terra e adicionar um pouco de água para hidratar as raízes. Encha o buraco com mais terra e deixe a árvore ou o arbusto adaptar-se por si só à sua “nova casa”.

Quais os cuidados principais a serem realizados depois da transplantação

Depois da transplantação de uma árvore ou de um arbusto ter sido efetuada, é necessário que um jardineiro tenha muitos cuidados na sua manutenção. Dos aspetos que devem ser efetuados, evidenciam-se os demais:
A rega das árvores ou dos arbustos: a correta irrigação de uma árvore ou de um arbusto após a sua mudança de terra é um dos fatores mais importantes e que vai determinar o sucesso ou insucesso de uma transplantação. O novo local de plantação deve ser regado com regularidade, principalmente nas duas primeiras semanas, para que o solo se mantenha húmido.
A cobertura das raízes: a palha ajuda a conservar a humidade e temperatura do solo e, como tal, deve ser utilizada para cobrir as raízes da árvore ou arbusto transplantado. Por outro lado, a sua utilização é também muito eficaz no controle das ervas daninhas que, habitualmente, crescem em redor das árvores e dos arbustos. Nesse sentido, a cobertura de raízes deve ser colocada à superfície do solo sobre o sistema radicular da árvore ou arbusto. Nesta fase, podem ser utilizados fertilizantes orgânicos para fazer com que a terra fique mais fértil e estes devem ser aplicados a cerca de 7,5 a 10 centímetros de profundidade.
A poda das árvores ou dos arbustos: a poda poderá ser exigida para o transplante de árvores ou de arbustos. Todos os ramos que estejam infetados com insetos ou hastes partidas devem ser removidos, para que a árvore ou o arbusto possa crescer de uma maneira saudável. Por outro lado, a poda dos arbustos poderá ser fundamental para equilibrar a área foliar com o tamanho reduzido do sistema radicular.
O suporte mecânico das árvores ou dos arbustos: quando a árvore ou o arbusto são muito altos, poderá ser necessário o auxílio de um suporte mecânico para que eles se fixem à terra. Para as árvores ou arbustos que necessitam de um suporte mecânico, as estacas são também uma excelente alternativa para ajudar com o crescimento e fortalecimento das raízes. Todos os suportes adicionados devem ser retirados assim que a árvore ou arbusto tenha a capacidade de se segurar por ele próprio, pois isso vai fazer com que fiquem mais fortes.

Nenhum comentário: