Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TURISMO - FRANÇA (Provence-Alpes-Côte d'Azur)


ze-Village – Èze, Provence-Alpes-Côte d’Azur, France
travelimg.org
World Map France Provence-Alpes-Côte d'Azur Bonnieux
panoramio.com

Estado / Província: Provence-Alpes-Côte d'Azur
freshpeaks.com

Provence-Alpes-Cote d'Azur, França


Provença-Alpes-Costa Azul (em francêsProvence-Alpes-Côte d'Azur) é uma das 26regiões administrativas da França. Constantemente chamada de PACA, nome originado por suas iniciais[1].
Situada na região sul da França, faz limite com a Itália ao leste, com a região de Ródano-Alpes ao norte, com a região Languedoc-Roussillon ao oeste e banhada pelo mar Mediterrâneo ao sul.
A região é dividida em seis departamentos e sua prefeitura se situa na cidade de Marselha.


História


A região é formada por seis departamentos, que eram as províncias da Provença e do Delfinado (Dauphiné) durante o Antigo Regime. Uma parte de Vaucluse é resultado da anexação do condado durante o período revolucionário e a maior parte dos Alpes-marítimos da incorporação do condado de Nice a França durante o segundo império.

Provence

Seu litoral foi colonizado inicialmente pelos gregos e fenícios. Com a invasão romana, recebeu o nome de Provintia Romana fazendo parte da Galia Transalpina. Foi dominada sucessivamente por vários povos germânicos como os ostrogodos, os burgundios e os francos. No ano de 879 d.C. a área foi incorporada ao reino de Provence, as vezes chamada Borgonha Cisjurana e no século X ao reino de Arles.

No início do século XII foi sometida a jurisdição dos condes de Barcelona e durante o governo de Pedro II(1177-1213) se viu afetada pela Cruzada promovida pelo papa Inocêncio III contra los albigenses (Catarismo).
Posteriormente perdeu toda autonomía, ficando submetida a Casa de Anjou que governou o território desde 1245 até 1482 , quando a região caiu ao domínio do rei Luis XI da França, sendo anexada em 1486.
Durante a revolução francesa foi dividida em três departamentosBocas do Ródano,Var e Alpes Marítimos.

Condado de Nice
Era uma divisão adminstrativa do Condado de Sabóia criado em 1388 e anexado definitivamente à França em 1860 e hoje faz parte do departamento Alpes-Maritimes.
Em 1380, a duquesa Joana (conhecida em Francês como Jeanne ou Rainha Jeanne) sem descententes adotou Luís de Anjou, irmão do rei Carlos V de França. O primo de Luís assassinou Joana e iniciou uma disputa pela sua sucessão que terminaria com a vitória de Luis de Anjou. Em 1388 foi feito um acordo entre o governador de Nice (Jean Grimaldi de Beuil) e o conde Amadeu VII de Sabóia, que incorporou Nice no Ducado de Sabóia.
Condado de Venaissin
Nome da região ao redor da cidade de Avinhão, hoje faz parte do atual departamento de Vaucluse


Delfinado

Sua atual capital é Grenoble. Seu último delfim, Humberto II, sem herdeiros vendeu sua província ao rei francês, Filipe VI, em 30 de março de 1349.



Geografia

Demografia

Com uma superfície de 31 838 km² é a sétima região em extensão na França. Possui 4,9 milhões de habitantes sendo a terceira mais povoada onde a grande maioria da população se concentra no litoral junto ao mar mediterrâneo.
Possui seis departamentos:
  • Alpes da Alta Provença
  • Alpes Marítimos
  • Bocas do Ródano
  • Altos Alpes
  • Var
  • Vaucluse

Relevo

Compreende zonas de altas montanhas, os Alpes se situam ao sudoeste. Seu pico mais alto é a montanha Barre des Écrins (4102 m). Destacam-se ainda a planície litorânea.


Clima

Clima mediterrâneo influênciado por ventos do norte (o mistral).


Provence - Alpes - Côte d'Azur. 

theworldwidetraveler.com

Uma bela imagem da Região de Cassis, Provence-Alpes-Côte D'Azur (França)
blogdoborjao.blogspot.com

Provença-Alpes-Côte d'Azur : suaves pronúncias melodiosas
france.fr

Nenhum comentário: