Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TURISMO - FRANÇA / TOULOUSE & Côte d'Azur

fonte imagem: fanpop.com

Toulouse

Toulouse (em occitano e em português Tolosa) é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e da Região da Médios Pirenéus e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana de Toulouse tem cerca de 1 120 000 habitantes. Faz parte da França desde 1271.

O nome desta cidade deu origem aos nomes das localidades de Tolosa, em Portugal e Tolosa, na Espanha. Ela é chamada a cidade rosa em razão da cor do principal material de construção tradicional local.


Demografia

Segundo os dados de 2004, Toulouse é a quarta cidade da França com 435 000 habitantes, a quarta área urbana da França com 1 117 000 habitantes (dados de 2007 e a quinta aglomeração do país após ParisLyonMarselha e Lille, tem 45 km² e situa-se a 50m acima do nível do mar. Ela é também o maior centro universitário da província com mais de 120 000 estudantes.

A população da cidade aumenta principalmente graças a um saldo migratório muito positivo, a um posicionamento geográfico interessante (clima, montanha, mar) e a uma reputação e imagem bastante positiva (qualidade de vida, variação das formações profissionais e universitárias, posicionamento socioeconômico das indústrias e dos serviços tais a aeronáutica, o espaço e eletrônica).


Clima


A cidade beneficia, pelas influências oceânicas e mediterrâneas, de um clima temperado entre o outono e a primavera, e de um verão relativamente quente e seco. Os meses mais chuvosos são os de abril, maio e junho. As temperaturas mínimas chegam no mês de janeiro a aproximadamente aos -5 °C e as temperaturas maximas em agosto aos 35 °C.


Transporte


O transporte urbano de Toulouse é gerado pela companhia Tisséo-SMTC. Ele é composto do metrô, do ônibus, do eléctrico e do "mobibus". O metrô de Toulouse possui uma linha A que liga a estação de Basso-Cambo a Balma-Gramont, e uma linha B que liga Borderouge até Ramonville-Saint-Agne. O electrico de Toulouse possui uma linha T1 que liga a estação de Arènes a Aérocontellation e que envolve la vila de blagnac e Beauzelle. A rede de ômnibus cobre toda a aglomeração de Toulouse e existe um serviço noturno entre 22h e 1h da manhã. O "mobibus" é um serviço de transporte sobre pedido para pessoas com mobilidade reduzida.


Ensino superior e pesquisa




As três universidades de Toulouse são as seguintes:


  • A universidade de Toulouse II, Toulouse-le-Mirail: ciências humanas, disciplinas artísticas e literárias.


Instituições de ensino superior de Toulouse :






http://pt.wikipedia.org/wiki/Toulouse


Costa Azul


Mapa mostrando a extensão da Costa Azul.


A Costa Azul (em francêsCôte d'Azur, em italianoCosta Azzurra) é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de ToulonMenton na fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo. Anualmente, a cidade de Cannes hospeda o Festival de Cinema de Cannes, que atrai astros internacionais da sétima arte.

Situada no departamento dos Alpes Marítimos, a Costa Azul tornou-se uma zona da moda entre o fim do século XIX e o começo do XX, particularmente entre as classes altas britânicas, o próprio Winston Churchill era um visitante freqüente. Inicialmente era um resort de inverno, dado o clima temperado se comparado ao do norte e centro da Europa, todavia, não é de forma alguma quente durante este período do ano. Somente mais tarde tornou-se um destino popular também no verão.

As localidades mais importantes da Riviera Francesa são:


O Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais) em Nice.
fonte imagem: boralalx.blogspot.com

fonte imagem:aiquechic.blogspot.com

Nenhum comentário: