Uma descoberta da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. A Neuróbica, chamada de “aeróbica dos neurônios”, é uma forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso:limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar “exercícios cerebrais” que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.
O desafio da Neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas,obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Tente fazer um teste:
*Use o relógio de pulso no braço direito (ou no esquerdo, se já o usa no direito);
*Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
*Ande pela casa de trás para frente (os chineses treinam isso nos parques);
*Vista-se de olhos fechados;
*Estimule o paladar comendo coisas diferentes;
*Veja fotos de cabeça para baixo;
*Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
*Vista-se de olhos fechados;
*Troque o mouse do computador de lado;
*Escreva utilizando a mão esquerda ou a direita, se for canhoto;
*Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
*Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes;
*Compre um quebra-cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
*Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista;
*Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova a cada dia e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
*Faça palavras cruzadas, jogue damas, xadrez, pratique sudoku.
A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo “vapor”.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário