Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PAISAGISMO E JARDINAGEM - Dicas para colocar plantas de exterior dentro de casa

Dicas para colocar plantas de exterior dentro 

de casa
A maioria das pessoas considera que as geadas de outono sinalizam o fim do florescimento das plantas que alegraram o seu jardim durante os meses da primavera e do verão. Se pensa assim, conheça algumas dicas para colocar plantas de exterior dentro de casa e mantenha viva a beleza das flores do seu jardim.
A chegada do inverno não significa necessariamente que tenha de perder todas as suas plantas favoritas. Muitas plantas anuais e tropicais podem ser facilmente deslocadas para o interior de casa com o intuito de sobreviverem aos meses mais frios até à chegada da primavera. Para salvar as suas plantas exteriores antes da primeira geada de outono, deve cumprir com os 6 passos seguintes:

Considere o local onde as vai colocar

Antes de começar a trazer as plantas do seu jardim para dentro de casa, terá de se certificar que já tem um local adequado para as colocar, para que elas possam apreciar as suas “férias de inverno”. Tenha em atenção que a maioria das plantas que são transferidas para o interior de casa necessitam de uma exposição solar total e muitas vezes precisam de uma humidade adicional. Esta situação acontece porque o ar que se encontra dentro de casa é mais seco do que o ar que está no exterior e isso pode descontrolar a saúde de uma planta e acastanhar as pontas das suas folhas. Para as plantas que exigem grandes concentrações de humidade, como por exemplo as samambaias, pode pendurá-las no chuveiro da casa de banho e lá deve mantê-las bem iluminadas.
Outro aspeto de extrema importância que deve ter em consideração acerca da melhor localização para as plantas exteriores é o facto destas se revelarem tóxicas para as crianças e para os animais de estimação. Dessa forma, deve garantir que as plantas exteriores são colocadas fora do alcance das crianças e dos animais. Pense sempre muito bem acerca do melhor local para colocar as plantas exteriores, pois, sem querer, poderá estar a prejudicar a saúde das mesmas e de todos os que estão à sua volta.

Habitue as plantas a um outro tipo de clima

Para que a mudança das plantas exteriores para o interior da sua casa não seja tão brusca e radical é necessário que passem por um período de adaptação a um novo clima. Pode começar por colocá-las na secção mais sombria do seujardim antes de as mover para dentro de casa, uma vez que isso vai ajudá-las a adaptarem-se à mudança de ambiente e de iluminação. É uma boa ideia mantê-las numa área com sombra durante algumas semanas para que mais tarde a adaptação a outros ambientes seja mais fácil de ser realizada. Tenha em atenção que esta operação deve ser realizada com antecedência, antes da queda das primeiras geadas de outono. Na primavera, deve repetir o processo para que ela se habitue de uma forma gradual às temperaturas que se fazem sentir no exterior de casa.

Livre-se das pragas das plantas

Antes de levar as plantas exteriores para o interior da sua casa, verifique se estas não têm qualquer tipo de pragas ou doenças. Se tiverem, deve tratá-las imediatamente, assim como remover todos os pulgões, fungos e bactérias. Tenha em mente que as aranhas, as formigas e outros insetos gostam de fazer as suas casas entre as folhas e as raízes das plantas. Dessa forma, deve examinar detalhadamente as plantas antes de as levar para o interior de casa, pois se estiverem infetadas, os seus familiares e animais também poderão ficar.

Planeie o envasamento das plantas

Por vezes, as plantas que tenciona levar para dentro de casa são as que crescem na terra e estas são mais difíceis de serem transportadas porque precisam de ser envasadas. Nesse sentido, é importante planear atempadamente e conhecer a maneira correta de envasar as suas plantas. Idealmente, o pote que escolher para colocar a planta deve ter furos de drenagem e uma bacia na parte inferior para armazenar o excesso de água. Também deve observar se o seu vaso é largo o suficiente para suportar o crescimento do sistema radicular da planta durante a estadia em sua casa, caso contrário terá de o substituir mais tarde.

Reduza o tamanho das suas plantas exteriores

Quando chegar a altura de levar as plantas do seu jardim para o interior de casa, certifique-se que reduz ligeiramente o seu tamanho ao cortar as pontas mais soltas ou espigadas. Dessa maneira, conseguirá controlar o tamanho das plantas, assim como estará a incentivar o crescimento de novas folhas e estas têm mais hipóteses de se adaptarem ao novo habitat.

Não se preocupe com o facto de as plantas não crescerem

As plantas que são trazidas para o interior de uma casa não necessitam de fertilizantes durante a sua estadia. Em vez disso, opte por regar as plantas com frequência, uma vez que isso é suficiente para a sua manutenção e sobrevivência. Tenha em mente que as estações do outono e do inverno não são épocas de crescimento e que a maioria das plantas encontra-se em repouso durante esse período. Dessa forma, não se admire se a planta não demonstrar sinais de crescimento enquanto estiver dentro de casa, pois ela estará, na maior parte do tempo, em descanso vegetativo.

Quais as melhores plantas de exterior para serem levadas para dentro de casa

Existem diferentes graus de sucesso na colocação de plantas de exterior dentro de casa. Algumas saem-se excecionalmente bem e adaptam-se perfeitamente, ao passo que outras só se dão no exterior. Conheça as plantas de exterior que são as melhores candidatas para serem levadas para dentro de casa. São elas:
  • Samambaias
  • Trepadeiras de agulha
  • Limoeiros pequenos
  • Aloé
  • Gota de orvalho dourado
  • Bougainvillea
  • Amarílis
  • Mandeville
  • Trombeta dos anjos
  • Coleus
  • Hibiscos
  • Flor da paixão
  • Planta cobra
  • Calamondin
  • Palma de sago
  • Catos
  • Impatiens
  • Trepadeiras do diabo
  • Begónias
A chegada do inverno não tem necessariamente de significar o fim das suas plantas. Experimente colocá-las no interior da sua casa, pois ao fazê-lo estará a prolongar a sua vida e a salvá-las das temperaturas mais agrestes. Esta é, sem dúvida, uma boa forma de alegrar a sua casa no inverno e de lhe oferecer um sabor ligeiro da primavera que se aproxima.

Nenhum comentário: