Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Curiosidades sobre o Japão…


Cerejeiras de Nakagawatsutsumi, em Shizuoka: milhões de japoneses fazem o hanami – a arte de apreciar as flores de cerejeiras – e buscam um lugar nos parques para comer e apreciar a paisagem

fonte imagem: ipcdigital.com

Publicado em  02/04/2007 21:01

Festa da floração das cerejeiras continua no Japão


Ainda dá tempo para desfrutar a floração das cerejeiras. Saiba mais sobre “hanami” e sua importância

Kanto , Tokyo - Efe


O Japão se rende nos últimos dias aos encantos da flor de cerejeira (sakura), um acontecimento anual aguardado por milhões de japoneses, que enchem os parques de todo o país para celebrar a chegada da primavera.



A floração das cerejeiras é um evento no calendário japonês que marca no final de inverno e simboliza a fragilidade da existência humana, além de representar uma boa fonte de lucros para o setor turístico.

Cada ano, a flor de cerejeira desabrocha com energia no final de março ou início de abril e cria um espetáculo cor-de-rosa, antes das pétalas caírem dentro de duas semanas.

O início da floração é um assunto de interesse nacional e a previsão emitida pela Agência de Meteorologia japonesa sobre quando e onde desabrocharão as primeiras flores é seguida com atenção pelos cidadãos.

Conhecer a data exata não é uma questão mundana, pois a aparição das flores marca o início dos festivais por todo o país e movimenta uma grande economia.

Inclusive o primeiro-ministro, Shinzo Abe, organiza uma festa nesta época para o dia 14 de abril, à qual estão convidadas cerca de 10 mil pessoas, entre as quais personalidades japonesas do mundo dos negócios e artistas.

No entanto, o início da floração foi cercado de polêmica este ano uma vez que a Agência de Meteorologia errou sua previsão e fixou o início da temporada para 18 de março.

Mais tarde, os responsáveis pela Agência compareceram diante dos meios de comunicação envergonhados pela falha, pediram desculpas ao povo japonês e fixaram uma nova data, o 23 de março. Finalmente, os meteorologistas comunicaram oficialmente o começo da floração para 20 de março, após observarem as cerejeiras do santuário Yasukuni, famoso pelas polêmicas homenagens aos soldados japoneses mortos em combate ou desaparecidos.

Este foi o segundo início mais precoce da floração (o recorde foi registrado em 16 de março de 2002) desde que o Japão começou a coletar esses dados em 1953, o que para muitos japoneses significa um claro sintoma do aquecimento global.

De fato, segundo os dados da Agência de Meteorologia japonesa, a temperatura média entre dezembro e fevereiro em Tokyo foi dois graus superior à registrada em inverno de 1971 e 2000.

HISTÓRIA - O amor pelas cerejeiras neste país é enraizado na sua antiga história, pois desde os tempos dos samurais, esses guerreiros apreciavam a frugalidade e beleza dessas flores, que identificavam como uma alegoria de sua própria existência.

Os próprios kamikazes, pilotos suicidadas japoneses da Segunda Guerra Mundial, levavam uma flor desta árvore antes de se atirarem com seus aviões em um ataque mortal contra os barcos inimigos.

Hoje em dia, costume se resume em encontros familiares, de amigos e colegas de trabalho na sombra das cerejeiras.

Parques como o de Ueno em Tokyo acolhem durante esses poucos dias em que dura o espetáculo, quase 2 milhões de pessoas e em cidades como Kyoto torna-se quase impossível encontrar uma vaga em um hotel para visitar a cidade mais tradicional do Japão em todo seu esplendor. (Fernando Mexía/Efe)
Homem observa flores de sakura em um parque de Tóquio
madeinjapan.uol.com.br

Curiosidades sobre o Japão…


fonte imagem: blogmail.com.br

No Japão, as estações do ano claramente marcadas e as suas mudanças sempre foram temas importantes para os poetas e pintores japoneses. O clima vai do subtropical em Okinawa ao subártico nas ilhas Curilas.

☺ O Monte Fuji é um dos símbolos nacionais do Japão e a sua montanha mais alta tem 3776 metros de altitude. Este monte é um vulcão ativo que, segundo a história registada, já entrou 18 vezes em erupção. A última vez foi em 1707. Em dias de boa visibilidade pode ser avistado de uma distância de 150 quilômetros!

☺ Sabias que foi com os seus vizinhos chineses que o Japão aprendeu a cultivar o arroz?

☺ Sabias que no Japão… existe um túmulo em forma de buraco de fechadura?... Este túmulo foi construído para o lendário imperador Nintoku, por volta do ano 400. Tem quase 500 metros de comprimento e é rodeado por três valas de água.

☺ O Grande Buda, em Nara, foi construído no século VII. Tem 16,2 metros de altura e é a maior estátua de metal fundido que existe no mundo!

☺ As Rochas Casadas, em Futamigaura, na Baía de Ise, são simbólicas para os seguidores do Xintoísmo porque as pessoas pensam que elas abrigaram os deuses Izanagi e Izanami, os lendários criadores das ilhas do Japão.

☺ O Pagode de Horiuji é o mais antigo do Japão. Os Pagodes começaram por ser construídos sobre relíquias sagradas associadas ao Buda. Horiuji tornou-se um centro famoso para o estudo do Budismo.

Você sabia que? O bambu é a planta com maior crescimento diário: no Japão o ...
viverdeeco.com

Curiosidades do Japão



Artigos de "Curiosidades do Japão"




Nenhum comentário: