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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JAPÃO... COMO O JAPÃO SE REERGUEU TÃO RÁPIDO APÓS A 2ª GUERRA


fonte imagem: oqueeisso.blog.br



Hiroshima, após o ataque nuclear

O Japão e sua industrialização

A industrialização do japão começou durante a Era Meiji, por volta de 1853. O Japão era um país feudal e atrasado economicamente e isolado perante outros países. Após os EUA invadirem a Baía do Uraga,  o Japão foi forçado a abrir seu comércio às relações internacionais.
A partir daí o governo japonês investiu fortemente na industrialização, período em que empresas foram vendidas à preço de banana. Essas empresas formaram os Zaibatsu, denominação dada para as grandes empresas japonesas.

Até o Japão entrar na guerra, ser bombardeado e arrasado. É então que a nação estabeleceu um pacto de reconstrução. Sendo um grande exemplo de força de vontade dos japoneses, pois a população aceitou os sacrifícios e desafios a serem enfrentados, recebendo um baixíssimo salário e uma longa carga horária de trabalho. Tudo para o desenvolvimento do país.

O mestre que ajudou o Japão

Dr. W. Edwards Deming

O Dr. W. Edwards Deming é considerado um mestre do gerenciamento de qualidade no mundo todo e é o responsável pelo renascimento industrial japonês após a segunda guerra. Graças a ele, o Japão tomou um rumo baseado na "Qualidade Total", que o impulsionou a ser a nação que hoje conhecemos.
Na década de 50, Deming vai para o Japão realizar o Censo. Viajando diversas vezes a convite da JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) para ministrar palestras e conferências aos líderes empresariais japoneses.
Com a ideia de mudar a percepção de que o Japão somente produzia imitações baratas para uma nação que poderia produzir produtos inovadores e de qualidade. Estes adotam seus métodos para controle da qualidade e princípios de administração, causando uma revolução nas indústrias japonesas que começam a liderar o mercado, principalmente o automobilístico e informática.

Deming disse que os japoneses poderiam conseguir os seus objetivos em cinco anos.  Poucos acreditaram, mas decidiram aceitar o desafio e, para a surpresa do próprio Deming, conseguiram o sucesso em quatro anos. As empresas ocidentais tiveram que mudar sua forma de administração para não ficar para trás.



Prêmio Deming

Deming é tão importante para o Japão, que em 1951, foi criado o "Prêmio Deming" para premiar pessoas que contruíram para o controle de qualidade e aplicações de métodos estatísticos e empresas que apresentem elevado desempenho da qualidade.






Dr. W. Edwards Deming mais jovem

William E. Deming nasceu em Sioux City, Iowa (EUA), em 14 de outubro de 1900. Graduado em engenharia (1921), permaneceu na Universidade de Wyoming até 1922 para estudar matemática. Depois disso, transferiu-se para a Escola de Minas do Colorado onde fez mestrado em Matemática e Física. Assim que se formou recebeu um convite, para trabalhar em Yale que ofereceu a ele isenção de taxas e emprego em meio período. E, óbvio que ele aceitou

Em 1928, Deming já terminara seu doutorado em Yale quando inicia sua carreira no governo como Físico Matemático no Laboratório de Pesquisas de Fixação do Nitrogênio da USDA (o Departamento de Agricultura dos EUA). Durante o tempo em que esteve na USDA, Deming fez 38 publicações que já demonstravam seu interesse pela estatística.

Da década de 30 a década de 50 Deming vai trabalhar como professor especial no Departamento Nacional de Padronização como professor de Matemática e Estatística (1930-46), como chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Escola de Pós-Graduação do USDA (1930-53). Em 1943 Deming publica seu primeiro livro “Ajustamento Estatístico dos Dados”.
Neste período ele também vai para Londres (em 1936) para estudar Teoria Estatística na Universidade de Londres onde conheceu o trabalho de Jerzy Neyman, o responsável pela publicação de um estudo que foi um marco na história da amostragem. Neyman acabou indo para os EUA lecionar na USDA, em 1937, o que resultou em um livro publicado por Deming chamado “Palestras e Conferências em Estatística Matemática”.
William Edward Deming morreu em 20 de dezembro de 1993.

Os 14 pontos
Com base na teoria "Qualidade Total"
o Japão se reergueu após a guerra

A filosofia de negócios de Deming é resumida nos seus famosos "14 pontos".  Esses pontos inspiraram mudanças significativas em grande número de empresas americanas, que buscavam se tornar mais competitivas no âmbito internacional.
Os 14 pontos, contudo, colocam um desafio para muitas empresas para descobrir como aplicá-los, de uma forma inteligente que possa resultar numa melhoria contínua.  Por essa razão foram desenvolvidos métodos para o treinamento de equipes de executivos e, eventualmente, de toda as suas organizações, para iniciar aquilo que Deming se referia como "a transformação".

Como resultado de seu trabalho, foram publicados dois livros "Out of the Crisis" (Saindo da Crise) e "The New Economics" (A Nova Economia)


Conheça os 14 Pontos do Dr. W. Edwards Deming

1 - Constância de Propósitos

Criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços para a sociedade, alocando recursos visando mais as  necessidades de longo prazo, que o lucro imediatista, com a finalidade de permanecer competitivos, permanecer nos negócios e propiciar empregos

2 - A Nova Filosofia

Adotar a nova filosofia.  Nós estamos numa nova era econômica, criada no Japão.  Nós não podemos mais conviver com níveis atualmente aceitos de atrasos, enganos, materiais e trabalhos defeituosos.  A transformação do estilo de gerenciamento ocidental é necessária para deter o declínio contínuo dos negócios e das indústrias.

3 - Término da Dependência na Inspeção em Massa

Eliminar a necessidade da inspeção em massa como uma forma de determinar a qualidade, mas conseguir essa qualidade introduzindo-a no produto.  Deve-se exigir evidência estatística de que a qualidade está sendo produzida tanto nas funções de manufatura quanto nas compras.

4 - Terminar com o Conceito de Contratos pelo Menor Preço

Terminar com a a prática de fechar um contrato somente com base no preço.  Em lugar disso, exigir requisitos de qualidade, junto com o preço.  Reduzir o número de fornecedores do mesmo item  elimando aqueles que não se qualificam com base em critérios estatísticos e outras evidências da qualidade.  O objetivo é reduzir o custo total, não apenas o custo inicial, minimizando as variações de qualidade.  Esse objetivo pode ser conseguido, indo na direção de se ter apenas um fornecedor para cada item.  Isso criaria uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.  Gerentes de compra tem um novo trabalho e devem aprendê-lo.

5 - Melhorar Cada Processo

Melhora constantemente e para sempre, cada processo para o planejamento, produção e serviço.  Procurar continuamente por problemas a fim de melhorar cada atividade na organização, para melhorar a qualidade e a produtividade e, assim, diminuir os custos constantemente.  Instituir inovação e melhoria constante dos produtos, serviços e processos.  É função da gerência trabalhar continuamente no sistema (projeto, recebimento de materiais, manutenção, melhoria das máquinas, supervisão, treinamento e retreinamento)

6 - Instituir o "on the training job" - treinamento no trabalho

Instituir métodos modernos de treinamento no trabalho (on the job training) para todos, incluindo a gerência, de forma a obter o melhor de cada empregado.  Novas habilidades são necessárias para se lidar com modificações de materiais, métodos, projeto de produtos e serviços, maquinário, técnicas e serviço.

7 - Criar Lideranças

Adotar e criar lideranças, destinadas a ajudar as pessoas a fazer um trabalho melhor.  A responsabilidade dos gerentes e supervisores deve voltar o seu foco para a qualidade.  Melhoria na qualidade resultará, automáticamente, na melhoria da produtividade.  A gerência deve assegurar que ação imediata seja tomada quando forem reportados defeitos, requisitos de manutenção, instrumentos inadequados, definições operacionais pouco claras e toda e qualquer condição prejudicial à qualidade.

8 - Livrar-se do Medo

Deve ser encorajada a comunicação entre todos e outros meios para eliminar o medo que possa permear a organização de forma que todos possam trabalhar efetivamente e de forma mais produtiva para a organização.

9 - Quebrar barreiras

Devem ser eliminadas as barreiras entre os departamentos.  As pessoas em áreas diferentes, como leasing, manutenção, administração, possam trabalhar em equipe para enfrentar problemas que possam ser encontrados com os produtos e serviços da organização.

10 - Eliminar as exortações

Acabar com o uso de slogans, Posters e exortações para os trabalhadores, exigindo Zero Defeitos e novos níveis de produtividade, sem oferecer métodos de como fazê-lo.  Tais exortações apenas criam relações conflituosas;  o grosso das causas da baixa produtividade e baixa qualidade, estão no sistema e, portanto,  estão aquém do poder da força de trabalho.

11 - Eliminar metas numéricas arbitrárias

Eliminar padrões de trabalhos que prescrevem cotas para os trabalhadores e metas numéricas para as pessoas na gerência.  Adote, em troca, ajuda e liderança que ajude na melhoria contínua da qualidade e produtividade.

12 -  Permitir o orgulho da força de trabalho

Remover as barreiras que tiram dos trabalhadores e das pessoas na gerência o seu direito de se orgulhar do seu trabalho.  Isso implica, entre outras coisas, abolição da gradação por mérito (avaliação de desempenho) e da gestão por objetivos.  De novo, a responsabilidade dos gerentes, supervisores e outros, deve mudar o seu foco de "apenas números" para a qualidade.

13 - Encorajar a educação

Criar um programa vigoroso de educação e encorajar o auto-desenvolvimento de cada um.  O que uma organização precisa não é apenas de bons empregados.  Ela precisa de bons empregados que estejam melhorando com a educação.  Melhorias em posições competitivas tem a sua raiz no conhecimento.

14 - Comprometimento e ação da alta administração

Defina claramente o comprometimento permanente da alta direção com a melhoria contínua da qualidade e produtividade, bem como a sua obrigação com a implementação desses princípios.  Não é o bastante que a  alta direção se comprometa com a qualidade e a produtividade.  Eles devem saber o que isso significa e o que eles devem fazer.  Deve-se criar uma estrutura na alta direção que, a cada dia, fará com que aconteça os 13 pontos anteriores e agir para conseguir a transformação.  Apoio e suporte não são o bastante, ação é necessária.
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É por isso que o Japão é uma nação a se admirar e se inspirar. Depois de tudo que passaram, conseguiram se reerguer diversas vezes. E o Brasil? Se uma nação como o Brasil pensasse igual aos japoneses, não teríamos mais problemas. Se todos fossem éticos e unidos, erradicaríamos a pobreza, fome, violência e todos os males que afligem nossa nação.
Não venha dizer que o Japão é o Japão, nós eramos colônia, ou sei lá o que. Pare de inventar desculpas. Devemos todos trabalhar em prol do bem estar do país. Amamos o Brasil e devemos ajudá-o através de qualquer maneira, principalmente ajudando o próximo.

Se inspire no Japão. Após o terremoto, grande parte da destruição já havia sido consertada ou amenizada. Eles não ficaram de braços cruzados.
TEM PREGUIÇA NÃO! O Japonês não tem.

http://www.tempreguicanao.com.br/2011/08/como-o-japao-se-reergueu-tao-rapido.html

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