Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Saúde&Imunidade II

Imunidade Parte II
  • GALERIA

    Dez hábitos que turbinam a sua imunidade

    Dormir bem, cuidar da higiene e outros cuidados fazem a diferença
  • TESTE

    Você sabe se proteger da gripe no inverno?

    Alguns hábitos podem estar apenas te sabotando, faça o teste e descubra!
  • MATÉRIA

    Estresse crônico favorece o aparecimento de inflamações no corpo

    Sistema imunológico de pessoas estressadas é menos sensível


    Um novo estudo que envolve o vírus do resfriado pode ajudar a explicar por que o estresse afeta o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças. A pesquisa foi conduzida por um professor de psicologia da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, e publicada online no Proceedings of the National Academy of Sciences.
    A análise foi feita a partir de dois experimentos envolvendo dois grupos de adultos - um com 276 pessoas com idade média de 29 anos e outro com 82 pessoas com idade média de 37 anos. Todos apresentavam boa saúde, mas o segundo grupo havia passado por situações estressantes ao longo do ano anterior. Eles receberam soluções contendo o vírus do resfriado comum pelo nariz e ficaram de quarentena.
    Descubra seu
    peso ideal
    Saiba se você está acima
    ou abaixo do peso.
    Ex: 75,5kg, 1,70m
    Durante os cinco dias de acompanhamento, os voluntários foram avaliados para detectar o aparecimento de sintomas do resfriado com lavagens nasais para verificar a presença do vírus. Os resultados mostraram que, em pessoas estressadas, as células de defesa do sistema imunológico davam menos respostas aos hormônios responsáveis por brecar inflamações.
    O segundo experimento teve por objetivo checar a produção de substâncias capazes de promover inflamações, as chamadas citocinas. Neste caso, descobriu-se que uma menor sensibilidade do sistema de defesa estava associada a uma maior produção de citocinas pelo organismo. A conclusão final é de que o estresse afeta a regulação de inflamações pelo organismo, prejudicando a imunidade e favorecendo o desenvolvimento de doenças.

    Aprenda a lidar com o estresse de maneira rápida e eficaz

    O estresse é um estímulo que surge com o objetivo de preparar o corpo para a luta ou para a fuga. Se as pendências se acumulam, entretanto, e você não consegue colocar a cabeça no travesseiro sem recordar de todos os compromissos não resolvidos, pode ser que o estresse tenha virado crônico. "A adrenalina, liberada em situações agudas, começa a dar lugar ao cortisol - hormônio que pode desencadear doenças, como a obesidade", explica a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
    Por isso, o Minha Vida conversou com os especialistas e listou algumas dicas para controlar os hormônios em até cinco minutos. Que tal encaixá-las na sua rotina?
    1. Assista a um vídeo divertido
    Os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina (relacionados ao estresse) diminuem muito quando você dá umas boas risadas. Isso foi o que encontrou um estudo realizado pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, que analisou a resposta hormonal dos participantes ao assistir um vídeo engraçado e constatou que os efeitos podem durar de 12 a 24 horas.







    2. Tome um chá
    Um estudo realizado pela University College London, na Inglaterra, descobriu que tomar chá preto pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol em até 47%. Os pesquisadores dizem que os benefícios podem estar ligados a algumas substâncias, como os flavonoides, os polifenóis e os aminoácidos, presentes na bebida. Mas é bom não exagerar, já que cada 50 ml desse chá contêm 10 mg de cafeína.
    3. Cante uma música ou recite um poemaSabe aquela música que você gosta e dá aquela sensação de bem-estar? Ela também pode te ajudar nas horas de estresse. Alessandra explica que o cortisol está muito relacionado à resposta de cognição, ou seja, com o pensamento. Manter o foco longe das preocupações ajuda a reestabelecer os níveis normais de hormônio. Funciona como um mantra: acalma a mente e relaxa os músculos.
    4. Coma um alimento doce e saudávelVocê come chocolate na hora que o estresse aumenta crente de que vai melhorar? Cuidado! O chocolate realmente dá uma sensação de prazer, mas ela passa rapidinho. Isso porque os níveis de glicose que sobem ao comer esse alimento sofrem uma queda brusca logo depois. "A solução é comer um alimento que aumente a glicemia no sangue e a deixe constante, sem queda brusca, como uma fruta fresca ou desidratada", aconselha Alessandra Rascovski.
  • GALERIA

    Acrescente brócolis ao prato e colha sete benefícios

    Estudos indicam que o vegetal ajuda no controle do diabetes e até previne câncer

    • GALERIA

      Proteja seu corpo das mudanças bruscas de temperatura

      A variação no clima afeta a imunidade, além de despertar crises de asma e rinite
    • MATÉRIA

      Use suplementos vitamínicos a favor da saúde

      Se usados da maneira correta, eles ajudam a manter a imunidade nas alturas



      Aliadas da boa saúde e do bom funcionamento do sistema imunológico, as vitaminas não podem faltar na dieta. Segundo o IBGE, porém, a maioria dos brasileiros não se preocupa muito com elas. Uma pesquisa feita pela instituição apontou que 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia e 92%, não come frutas com frequência. Outro dado alarmante, divulgado pela Organização Mundial da Saúde, é de que mais de 190 milhões de pessoas sofrem com carência de vitamina A, o que pode causar cegueira, baixa imunidade e falta de proteção contra radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento das células. 

      "A maior parte da população não tem uma alimentação saudável. Mesmo aqueles que se preocupam com a dieta podem não conseguir ingerir quantidades adequadas de vitaminas", explica o nutrólogo Wilson Rondó. Por isso, o uso de suplementos vitamínicos é uma boa maneira de aumentar o consumo diário de vitaminas, desde que tenham acompanhamento médico. Saiba como eles podem ser usados para fortalecer o seu sistema imunológico: 
      Suplementos
      Benefícios ao organismo 

      Os suplementos vitamínicos, se consumidos com a indicação de um médico, podem aumentar a imunidade, prevenir a manifestação de doenças e combater o envelhecimento. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, o organismo de algumas pessoas tem dificuldade em absorver nutrientes essenciais para manter o sistema imunológico funcionando bem. "Quando há carência alimentar ou má absorção de algum nutriente importante para a eficiência imunológica, como zinco, vitamina C, vitamina A, ferro, entre outras, a suplementação pode trazer benefícios", explica. 

      Entre as doenças que dificultam a absorção de vitaminas estão Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, divirticulite, doença celíaca e outros distúrbios intestinais. "Pessoas diagnosticadas com essas doenças precisam, sim, de suplementação vitamínica, não só para continuar com a imunidade alta, mas para manter um bom funcionamento do organismo", alerta o nutrólogo. A suplementação de ferro para pessoas com anemia e de vitamina A para crianças que sofrem de subnutrição também são apontadas como essenciais pelo médico.  
      Dietas restritivas Adotar uma dieta que exclua certos grupos alimentares pode causar alterações nos níveis de vitaminas no organismo. "Dietas de moda, que geralmente são feitas sem orientação profissional, podem ser desbalanceadas e necessitar de suplementação vitamínica. Dietas vegetarianas sem orientação médica também podem precisar de suplementação, principalmente, de vitamina B12, ferro e zinco, que são nutrientes encontrados mais facilmente em produtos de origem animal", explica Roberto Navarro. 
      Gestante
      Durante a gestação 

      Nessa época, a suplementação vitamínica é fundamental. Antes mesmo de o bebê nascer, ele já precisa ser vitaminado para ter um pleno desenvolvimento. Por isso, uma alimentação balanceada, rica em macronutrientes e micronutrientes, tem importância dobrada durante a gestação. 

      Durante os noves meses, mãe e bebê precisam de uma dose extra de vitaminas, já que uma dieta balanceada pode não dar conta do recado sempre. Suplementos de vitaminas C, A, D e vitaminas do complexo B, ferro e cálcio, garantem o crescimento saudável do bebê, além de ajudar a protegê-lo da má formação de sistemas importantes, como o respiratório, o nervoso e o cardíaco.  
      Entre todas essas vitaminas, a D ganha um papel de destaque, como explica o nutrólogo Wilson Rondó. "Incluir na dieta alimentos como sardinha, vegetais verde escuro, salmão, truta e leite, que são ricos em vitamina D, é um bom primeiro passo para uma gestação segura. Mas, nessa época, o mais indicado mesmo é incluir suplementos vitamínicos no prato", conta. 

      É importante lembrar também que, mesmo que a vitamina D venha de suplementos, ela precisa de luz do sol para ser absorvida pelo organismo. Por isso, tome sol diariamente, no mínimo por 30 minutos, evitando o horário das dez da manhã às duas da tarde. 
      Na medida certa 

      Mesmo que sejam de vitaminas, os suplementos ingeridos em grande quantidade podem trazer muitos problemas ao corpo, fazendo com que toda a suplementação não tenha efeito ou, em alguns casos mais graves, provoque um efeito contrário. Esse problema é denominado hipervitaminose. "Por mais paradoxal que possa parecer, o excesso de vitaminas no organismo pode causar desiquilíbrios metabólicos e levar aos mesmos prejuízos da falta de vitaminas", alerta Roberto Navarro. O nutrólogo apontou efeitos do excesso de algumas vitaminas bastante consumidas. 







      Vitamina A: pode levar ao ressecamento da pele, deixando-a propensa a fissuras labiais, além de dores ósseas e nas articulações, cefaleia, tonturas, náuseas, queda dos cabelos, lesões no fígado e parada do crescimento. 

      Vitamina B12: Pode levar a uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, podendo levar à óbito por paralisia do centro respiratório. 

      Vitamina D: Tem papel importante na fortificação dos ossos, pode causar a calcificação de vasos sanguíneos e levar a arteriosclerose, se combinada ao excesso de cálcio no sangue. 

      Vitamina E: Pode alterar a coagulação sanguínea, aumentando a chance de tromboses e o entupimento dos vasos sanguíneos por coágulos.  
      http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13869-use-suplementos-vitaminicos-a-favor-da-saude

Nenhum comentário: