O que é Caxumba?
Sinônimos: Parotidite epidêmica
A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. As glândulas salivares produzem saliva, um líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir.
Consulte também: Infecções das glândulas salivares
Causas
A caxumba é causada por um vírus. O vírus se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.
A caxumba ocorre mais comumente em crianças de 2 a 12 anos que não foram vacinadas contra a doença. No entanto, a infecção pode ocorrer em qualquer idade. O tempo entre a exposição ao vírus e o adoecimento (período de incubação) normalmente é de 12 a 24 dias.
A caxumba também pode infectar:
- Sistema nervoso central
- Pâncreas
- Testículos
Exames
Um exame físico confirma a presença de glândulas inchadas. Normalmente, não é necessário nenhum outro exame.
Sintomas de Caxumba
- Dor facial
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Inchaço das glândulas parótidas (as maiores glândulas salivares, localizadas entre a orelha e a mandíbula)
- Inchaço das têmporas ou da mandíbula (zona temporomandibular)
Outros sintomas dessa doença que podem ocorrer em homens:
- Nódulo testicular
- Dor nos testículos
- Inchaço do escroto
Buscando ajuda médica
Ligue para o médico se seu filho tem caxumba e:
- Vermelhidão nos olhos
- Sonolência constante
- Vômitos ou dor abdominal persistentes
- Dor de cabeça forte
- Dor ou nódulo nos testículos
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se ocorrerem convulsões.
Tratamento de Caxumba
Não há um tratamento específico para a caxumba. Bolsas de calor ou de gelo aplicadas à área do pescoço e paracetamol (Tylenol) ajudam a aliviar a dor. Não dê aspirina a crianças com doença viral devido ao risco da síndrome de Reye.
Você também pode aliviar os sintomas com:
- Maior ingestão de líquidos
- Alimentos pastosos
- Gargarejos com água morna e sal
Expectativas
Os pacientes normalmente se recuperam, mesmo se outros órgãos estiverem envolvidos. Após a doença, o paciente tem imunidade à caxumba por toda a vida.
Complicações possíveis
Pode ocorrer infecção em outros órgãos, inclusive orquite.
Prevenção
A imunização com a vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela deve ser administrada a crianças de 12 a 15 meses de idade. A vacina é aplicada novamente entre 4 e 6 anos ou entre 11 e 12 anos, se não foi dada anteriormente.
Surtos recentes de sarampo reforçaram a importância da vacinação para todas as crianças.
Fontes e referências:
- Mason WH. Mumps. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007: chap 245.
- Litman N, Baum SG. Mumps virus. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 157.
A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário