Veja como os demais países da América do Sul comemoram a data
O Brasil tem muitos vizinhos, mas a proximidade com os demais países sul americanos é puramente geográfica. Culturalmente, eles são bastante diferentes e descobrir como comemoram algumas datas pode ser um exercício interessante. Aproveitamos a tradição mais popular do Ocidente, o Natal, para conhecer um pouco mais dos costumes desses curiosos vizinhos. Na foto, rio em Medellín, Colômbia, decorado para o Natal.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=1
Uruguai
No Uruguai, os anfitriões das festas de Natal são os avós. A família inteira se reúne na casa deles e todos preparam juntos a ‘picadita’ aperitivo com frios, queijos, whisky e pedaços de cordeiro ou leitão antes da ceia. Na foto, Montevidéu.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=2
Uruguai
Cidade de Piriápolis em Maldonado, Uruguai.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=3
Peru
Em Cusco, cidade peruana na região dos Andes, atores que representam os Reis Magos se desafiam para uma corrida a cavalo na Plaza de Armas no dia 24 de dezembro.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=4
Peru
Em Puno, cidade no Peru de pouco mais de 100 mil habitantes localizada às margens do Lago Titicaca, o costume é ler folhas de coca após a noite de Natal, em busca de algumas dicas sobre o futuro.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=5
Bolívia
No dia 6 de janeiro de cada ano, muitas famílias bolivianas escolhem padrinhos para o Natal seguinte. A função deles é participar da decoração dos presépios e distribuir doces para as crianças.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=6
Bolívia
Laguna Hedionda, na Bolívia.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=7
Argentina
Na Argentina, as pessoas têm de esperar um pouco mais pelo Papai Noel, já que a troca dos presentes de Natal é feita somente no dia 6 de janeiro, dia de Reis.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=8
Argentina
Decoração de Natal das Galerias Pacífico em Buenos Aires.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=9
Equador
No Equador, os personagens dos presépios têm traços indígenas, olhos puxados e pele morena, para que a população se identifique com eles e a cultura seja respeitada.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=10
Equador
Cotopaxi, no Equador, é o maior vulcão ativo do mundo.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=11
Venezuela
A tradição em Caracas, capital da Venezuela, fica por conta das crianças, que vão à primeira missa, chamada Missa de Agrinalda, de patins. Na noite anterior, algumas crianças amarram um barbante no dedão do pé e colocam a outra ponta para fora da janela. Assim, caso elas percam a hora de sair de patins, as outras crianças podem passar pela janela e puxar o barbante para acordá-las.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=12
Chile
O Natal chileno é bastante parecido com o nosso. Além das comidas típicas na noite da ceia, pequenos bonecos de argila são colocados embaixo da árvore de Natal e formam o “pesebre”. Na foto, Cerro Santa Lúcia.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=13
Colômbia
Na Colômbia, as comemorações de Natal começam no dia 7 de dezembro, na La Noche de Las Velitas, quando as pessoas se reúnem para iluminar as ruas com velas em homenagem à Virgem Maria.
http://viagem.br.msn.com/natal-latino-1#image=14
Nenhum comentário:
Postar um comentário