Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NATAL NO MUNDO[12/2012]


Feliz Natal...
Em inglês, Merry Christmas...

Em espanhol, Feliz Navidad...
Em francês, Joyeux Nöel...
Em italiano, Buon Natale...
Em holandês, Vrolijk Kerstfeest...
Em japonês, Merii Kurisumasu...
  NATAL NO MUNDO[12/2012]

AUSTRÁLIA
O Natal da Austrália é no verão, assim como no Brasil. Por isso, na véspera, alguns australianos comemoram com um piquenique organizado no campo ou na praia. O cardápio é variado e inclui pratos tradicionais, como peru, presunto e pudim de ameixa, e de origem aborígene, como canguru defumado, molho de brandy e merengue com nozes locais. O primeiro Natal oficial da Austrália foi celebrado em 1788, em Sydney.

POLINÉSIA FRANCESA
Arquipélago composto por diversas ilhas (cuja maior é o Taiti), ainda é um território francês oficialmente. A maioria da população professa religiões cristãs. Na época do Natal, a árvore utilizada para as decorações natalinas é o aito, de madeira rígida, muito semelhante ao abeto (comum na França). Os católicos realizam a Missa do Galo nas igrejas. A ceia é composta por frutos do mar, doces e frutas.

ÁFRICA DO SUL
Como nesta época do ano o calor é muito forte, as ceias costumam ser servidas ao ar livre e constituem-se de tortas, arroz, peru, porco, pudins e frutas secas. Os serviços religiosos costumam ocorrer na manhã de Natal. As casas são decoradas com ramos de pinho.

EGITO
Somente 8% da população é cristã, sendo que a sua maioria pertence à Igreja Ortodoxa Copta. O Natal é celebrado no dia 7 de janeiro, cuja véspera é marcada por uma missa. Após a meia-noite, as famílias se reúnem para a ceia, composta por pão, alho, carne e arroz. Um tipo de pão (kalik) é dado como presente a amigos e parentes.

ETIÓPIA
Grande parte da população faz parte da Igreja Ortodoxa (anteriormente associada à Copta). O Natal (chamado de “Lidet”) é comemorado no dia 7 de janeiro com muitas orações e danças. As celebrações continuam ainda por duas semanas até terminar no Timket, ou Epifania, que lembra o batismo de Jesus.

CHINA
O Natal não faz parte da tradição chinesa por razões religiosas e culturais (os cristãos são minoria) e o seu Ano Novo, comemorado no fim de janeiro, é a festa mais importante do ano. Por recente influência ocidental, os chineses acabaram adotando alguns aspectos da celebração natalina, tais como árvores enfeitadas, lanternas de papel e meias penduradas na sala para receber os presentes do Dun Che Lao Ren (Papai Noel). Aproveita-se para homenagear ancestrais que já se foram com retratos no cômodo principal da casa.

ÍNDIA
Os cristãos da Índia substituem os pinheiros de Natal por mangueiras e bananeiras enfeitadas. Lâmpadas de argila, acesas com óleo, são usadas para decorar as casas. No sul do país, as lâmpadas são acesas no teto, assim como é feito no festival Diwalli. Há troca de presentes, festas e ceias.

JAPÃO
O Natal foi introduzido por missionários cristãos e, durante muito tempo, a data era comemorada somente pelos cristãos. O fato do ritual da troca de presentes ser apreciado pelos japoneses ajudou a difundir a data. O presépio também teve boa aceitação (sobretudo pelas meninas) por conta da tradição de valorizar as bonecas. A figura do Papai Noel é muito semelhante a figura mitológica do Hoteiosho , um velho monge que anda com um saco nas costas e tem um outro par de olhos atrás da cabeça. As crianças precisam ser comportadas, pois ele vê tudo o que fazem. Ainda assim, o Ano Novo é a data mais importante e mais comemorada do calendário.

RÚSSIA
A Rússia não comemora o Natal no dia 25 de dezembro. Seguindo o calendário juliano, os cristãos ortodoxos russos comemoram o Natal em 7 de janeiro, exatamente 13 dias após o dia 25 de dezembro.
De acordo com a tradição natalina dos russos, não se come nenhum tipo de carne nesse dia como é de costume na maioria dos países ocidentais. A típica mesa de Natal russa é bastante farta e deve ter muito mel, grãos e frutas. Contudo, hoje em dia não é mais estranho ver famílias russas comemorarem o Natal no dia e na forma ocidental, com um belo peru assado e panetone à mesa.
Uma curiosidade é que, durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas da Rússia e substituídas por árvores de ano novo.

ALEMANHA
Quatro domingos antes do Natal, as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. As árvores são decoradas com os "pfefferkuchen", bolachinhas recobertas de glacê colorido. Aliás, as primeiras árvores de Natal surgiram neste país, por volta do século VIII. Uma lenda natalina curiosa conta que, na véspera de 6 de dezembro, Santa Claus (nosso Papai Noel) e seu ajudante Knecht Ruprecht visitam as casas para avaliar o comportamento das crianças durante o ano. Para aquelas que se comportaram bem, Santa Claus dá presentes, enquanto para aquelas que foram malcriadas está reservado um castigo aplicado pelo ajudante. Vale lembrar que 6 de dezembro é o Dia de São Nicolau.

ESPANHA
A véspera do Natal (Nochebuena) é exclusivamente familiar, onde todos se reúnem para cear mariscos, aves e sobremesas variadas (algumas de origem árabe). À meia-noite os católicos assistem à Missa do Galo nas igrejas. A troca de presentes não é feita no Natal, mas sim no Dia de Reis (6 de janeiro), feriado nacional na Espanha. Assim como o Menino Jesus recebeu presentes dos Reis Magos, as pessoas costumam ser presenteadas nesta data também. Na véspera, as crianças deixam água na janela para dar de beber aos camelos dos reis, antes de dormir. Costuma-se esconder uma prenda dentro da Rosca de Reis, consumida neste dia, sendo que quem encontrá-la terá sorte o ano todo.

FRANÇA
Na véspera de Natal, as crianças francesas depositam seus sapatinhos junto à lareira para que Petit Noel deixe brinquedos e doces. Muitas famílias católicas vão à Missa da Meia-Noite e depois todos se reúnem para o jantar de Natal. Porém, a troca de presentes entre adultos só ocorre no Ano-Novo. Há uma outra prática cultivada no Natal: as pessoas vão à casa de um inimigo ou desafeto e pedem perdão. A reconciliação é brindada com vinho. Os pratos principais variam conforme a região. Pode ser ganso, peru com nozes ou ostras, entre outras guloseimas.

GRÉCIA
São Nicolau é importante na Grécia por ser o santo padroeiro dos Marinheiros e navegantes em geral. Ele costuma ser retratado com roupa banhada em salmoura e rosto coberto de sal. Na véspera do dia 25, as crianças vão de casa em casa e recebem frutas secas, nozes, doces e pequenos presentes. O prato principal é o porco assado e costuma-se fazer o "pão de Natal", feito com uvas doces e decorado de modo a refletir a profissão da família.

ITÁLIA
O Natal italiano tem um profundo significado religioso e é celebrado com ceia, presentes e Missa da Meia-Noite. A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, quando as festas são concluídas na chamada "Epifania". As crianças esperam a visita da velha Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora depois ficou arrependida, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que a Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus sob várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

POLÔNIA
Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel e torta de sementes de papoula. A véspera de Natal é um momento de recolhimento e reconciliação familiar. Os presentes são trocados no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. É, também, um momento mágico onde os animais falam e predizem o futuro. Na parte oriental, acredita-se que as moças que moem semente de trigo na véspera de Natal podem casar em breve. Ao saírem de casa, após o jantar, devem prestar atenção na direção em que virem o primeiro cão a se aproximar. É dali que virá o seu futuro marido.

PORTUGAL
Neste país profundamente católico, o Natal é a data mais importante do ano. Os fiéis vão à igreja para assistir à Missa do Galo e depois retornam às suas casas para cear. Saboreiam a Consoada, um prato de bacalhau cozido com legumes; além de rabanada, frutos secos, vinho verde ou tinto, entre outras iguarias que variam de região para região. O bolo-rei, feito com frutas e com uma prenda oculta, surgiu originalmente para celebrar o Dia de Reis, mas acabou sendo consumido no Natal.

SUÉCIA
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de Sao Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. O dia 13, por sua vez, é dedicado à Santa Lúcia. Nessa festividade, as filhas mais velhas se vestem de branco, com faixas vermelhas na cintura, coroa de folhas e velas acesas na cabeça. Elas levam o café da manhã para cada membro de sua família em seus quartos. Já no dia 25, é costume enterrar uma semente de cevada. Quando ela germina, é sinal de boas colheitas.

SUIÇA
Muito antes do cristianismo, os habitantes da Suíça comemoravam o “midvinterblot”, no fim do inverno, com sacrifícios animais e humanos. Por volta de 1200 a.C., a data serviou para homenagear os deuses locais. Atualmente, o dia de São Nicolau é um dos mais comerados em todo o país. São feitas procissões, trocas de presentes, distribuição de bolos e chocolates, etc. Algumas práticas também se repetem na véspera do Natal.

CANADÁ
No país onde diversas culturas e línguas convivem, também podemos notar que há diversas formas de se comemorar o Natal. Na província de Terra Nova, os jovens se fantasiam e saem às ruas tocando, cantando e visitando idosos e doentes. Para as famílias franco-canadenses, a noite do dia 24 de dezembro marca o final do Advento (período de 4 semanas de preparação para o Natal) e é festejada com missa e banquete. Em muitas cidades, pais de origem australiana ou germânica ensinam suas crianças a fazer uma coroa de pinheiro e a acender uma vela a cada domingo do Advento.

ESTADOS UNIDOS
A comemoração neste país é conhecida mundialmente através dos filmes que costumamos ver no cinema e na TV. Há muitos enfeites: árvores, guirlandas, bonecos de neve, meias na lareira, etc. O prato principal é o peru recheado. Os presentes são abertos na manhã do dia 25.

MÉXICO
Na noite de 24 de dezembro, os adultos saem pela casa carregando velas, enquanto as crianças levam imagens de Maria e José até o presépio montado no meio da sala. No dia de Natal, a maior alegria das crianças é a "piñata", um jarro de barro colorido que fica pendurado, onde há doces e brinquedos. De olhos vendados, as crianças tentam quebrar a piñata com um bastão. Ao ser quebrada, todos correm para pegar alguma coisa.
Além da troca de presentes, a população realiza procissões para relembrar os difíceis acontecimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Como a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias, as procissões começam nove dias antes do Natal.

  CHILE
Além do típico peru ou frango assado, a ceia de Natal no Chile apresenta o "Pan de Pascua", ou Pão de Natal, e a "Cola de Mono", um licor feito com leite, café, aguardente, canela e açúcar.
As crianças chilenas chamam o Papai Noel de "Viejito Pascuero" ao invés de "Papá Noel" como em outros países de língua espanhola.

COLÔMBIA
A ceia de Natal é composta por frango, leitão, salada com picles, batatas e charutos de folhas de plátano. O Dia de Reis (6 de janeiro) é quando as crianças ganham presentes de seus padrinhos (considerados como anjos guardiões e substitutos dos pais, no caso da falta destes).

CUBA
Fidel Castro proibiu a comemoração do Natal em 1969. Segundo a visão da Revolução Cubana, um Estado laico deveria evitar as manifestações explícitas de religiosidade. Décadas mais tarde, o mesmo Fidel restituiu o feriado do Natal, em 1998, após a vinda do papa João Paulo II ao país. De lá para cá, a data é comemorada com decoração natalina, pernil ou leitão assado, arroz, feijão, mandioca, salada e torrone.

PERU
A véspera do dia 25 de dezembro (La Nochebuena) é motivo para reunir toda a família. Há uma tradição especial no povoado de San Pablo, no dia de Reis (6 de janeiro). É encenada uma corrida de cavalos entre os três Reis Magos e, dependendo do resultado dela, é possível prever um bom ano ou não. Se ganhar Inkarri (o nome peruano para Melchior), será um bom ano para colheiras nos vales de Cusco. Se Mistirri (Gaspar) ganhar, a região da bacia do Titicaca será beneficiada. Já se o vencedor for Negrorri (Baltazar), nenhuma região será beneficiada, mas curiosamente se diz que haverá sobra de dinheiro.

REPÚBLICA DOMINICANA
Como em muitos países, é considerada uma festa familiar com a finalidade de reunir parentes e amigos. A árvore de Natal costuma ser branca, em vez de verde, para lembrar o inverno dos ancestrais (por um período, foi colônia francesa). Não se troca presentes no Natal, mas sim no dia de Reis.

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200812-natalnomundo.php


O Natal na visão das outras religiões


O Natal é uma das principais festas das religiões cristãs. Algumas outras religiões ainda mantêm alguma relação com esta data, mesmo que de forma indireta.

No hinduísmo, por exemplo, Cristo é reconhecido com uma encarnação de Vishnu, um avatar. No dia 25 de dezembro é celebrada a Festas das Luzes, quando a luz que vence a escuridão nasce.

O judaísmo, não reconhece Jesus como Filho de Deus e, portanto, não comemora o Natal. Nessa época é celebrado o Chanuká ou Festa das Luzes, que relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém.

As Testemunhas de Jeová, apesar de reconhecer a importância de Cristo, não comemoram o dia 25 por acreditarem que não há nada que ateste esse dia como fidedigno.
Além disso, entendem que festas de aniversário é um costume pagão.

Na umbanda, Cristo é associado a Oxalá, maior de todos os Orixás, e que comanda as forças da natureza. No Natal, a entidade é reverenciada.



http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200812-natalnomundo.php

Nenhum comentário: