Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer.. ARQUITETURA DO BRASIL / MUNDO EM LUTO





Veja frases marcantes de Oscar 




Niemeyer



Aos 100 anos, descreveu-se como 'um homem sem nada de extraordinário'.
Arquiteto gostava de falar sobre obras e nunca sobre saúde ou morte.




 g1.globo.com - 



O arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite desta quarta-feira (5), aos 104 anos no Rio de Janeiro, gostava de falar sobre sua paixão pelo trabalho e pelas obras que construiu pelo país.
Segundo o médico Fernando Gjorup, que cuidou do arquiteto por mais de 15 anos, Niemeyer trabalhou durante a internação e, às vésperas de completar 105 anos, em 15 de dezembro, conversava com a equipe dele sobre novos projetos.

O arquiteto só perdeu a consciência na manhã de quarta-feira (5), após ser sedado, disse o médico.

"Ele não gostava de falar sobre a saúde dele, mas sabia que já tinha passado da metade da vida. Ele nunca falou sobre morte, só falava em viver. A equipe médica tinha esperança, mas havia a fragilidade de um senhor de 104 anos”, disse Gjorup.
Ao completar 100 anos, em entrevista a Geneton Moraes Neto na TV Globo, Niemeyer explicou como escreveria um verbete sobre si mesmo em uma enciclopédia.

"Diria que é um ser humano como outro qualquer que nasceu, viveu e morreu. Sou um homem comum que trabalhou como todos os outros. Passou a vida debruçado sobre uma  prancheta. Interessou-se pelos mais pobres. 

Amou os amigos e a família. Nada de especial. Não tenho nada de extraordinário. 
É ridículo esse negócio de se dar importância", respondeu o arquiteto na ocasião.
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/12/veja-frases-marcantes-de-oscar-niemeyer.html

BBC
06/12/2012  06 h 03 - Atualizado em 06/12/2012 07h38


Niemeyer fez do modernismo 




identidade brasileira, diz crítico



Nicolai Ouroussoff diz que arquiteto surpreendeu já nos anos 1940.
'É possível dizer que ele mudou o curso da arquitetura significativamente', diz.



Arquiteto brasileiro mais celebrado internacionalmente e autor de mais de 600 obras no mundo todo, Oscar Niemeyer, morto nesta quarta-feira (5) aos 104 anos, "absorveu" o modernismo europeu e o transformou em "identidade brasileira", segundo o crítico de arquitetura Nicolai Ouroussoff.
Escritor e durante muitos anos crítico do jornal "The New York Times", Ouroussoff diz que Niemeyer surpreendeu europeus e americanos já nos anos 1940, em um tempo em que o Brasil era apenas um ponto exótico no mapa.
"A Europa estava em guerra e pouco estava sendo construído nos Estados Unidos quando a exposição 'Brazil Builds' foi inaugurada no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York (em janeiro de 1943, com o projeto e fotografias da Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, entre outros). Isso contribuiu para um senso de choque e espanto", diz o crítico americano.
A igreja construída em Belo Horizonte, por encomenda do então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitschek, era o prenúncio dos traços que anos depois dariam forma a Brasília.
Ouroussoff ressalta que "a construção de Brasília foi rápida e ambiciosa", quando "a Europa estava apenas começando a se recuperar [da guerra]".
Ourousseff elogia design do Itamaraty (acima) e do edifício Copan (Foto: BBC)Ourousseff elogia design do Itamaraty (acima) edo edifício Copan (Foto: BBC)
Identidade brasileira
Segundo Ouroussoff, Niemeyer "absorveu as influências do modernismo europeu" e transformou sua arquitetura "em orgulho nacional". Para o especialista, o arquiteto "reinventou o modernismo com sua própria linguagem e identidade nacional'.
Para o crítico, os pilotis (colunas estruturais), os grandes vãos e as estruturas de concreto armado erguidas no Planalto Central brasileiro acabaram exercendo grande influência na arquitetura europeia e americana.
"Havia essa sensação de que o Brasil tinha muito o que contribuir para o diálogo criado pela arquitetura moderna, e é possível dizer que ele mudou o curso da arquitetura significativamente", diz.
Influências e 'erros'
Ourousseff aponta o californiano John Lautner, o italiano Gio Ponti e a anglo-iraquiana Zaha Hadid como alguns dos discípulos de Niemeyer.
Além da reconhecida sensualidade das curvas do arquiteto, ele ressalta a leveza e a liberdade estética de seus edifícios como grandes marcas.
"A escada do Palácio do Itamaraty é uma das mais bonitas que já subi", diz. "Ela desafia a gravidade com degraus que se projetam flutuando uns sobre os outros".
"As pessoas tendem a focar nos esboços das mulheres nuas na praia e nas curvas dos edifícios, mas, se você prestar atenção no Copan, por exemplo, há um programa social muito interessante", acrescenta. "Parece um edifício uniforme, mas na verdade é um conjunto de vários edifícios com organizações sociais diferentes. Ele foi mesmo concebido como uma comunidade, e só notei isso quando o visitei pessoalmente".
Para Ourousseff, os últimos anos de Niemeyer não se comparam com o auge de sua carreira, entre as décadas de 1940 e 1960.
"É muito mais jogado, grosseiro e claramente menos sério", diz ele. "A Biblioteca e o Museu Nacional de Brasília (construídas na década de 2000) são os projetos mais difíceis no sentido de que foram construídos no Eixo (Monumental, a avenida que concentra a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional) e acabam tendo um impacto negativo em vista de algumas de suas melhores obras."
De acordo com Ourousseff, "a sensação é de que Niemeyer desenhou um esboço simples, e os edifícios foram construídos sem o cuidado e o refinamento que se pode ver nos edifícios mais antigos".
"Eu não culpo ninguém por querer trabalhar até os últimos dias de sua vida, o que, no caso de Niemeyer, é mais do que merecido. Ele merece ser um herói nacional e ter continuado a trabalhar. O erro foi do governo que deixou que ele construísse naquele local. O governo deveria ter protegido o trabalho de Niemeyer dele mesmo".
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/12/niemeyer-fez-do-modernismo-identidade-brasileira-diz-critico-americano.html

Frases de "Oscar Niemeyer"
A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples.
A vida é um sopro. Por isso, não há motivo para tanto ódio.
A vida é mais importante do que a arquitetura.
A vida é importante; a Arquitetura não é. Até é bom saber das coisas da cultura, da pintura, da arte. Mas não é essencial. Essencial é o bom comportamento do homem diante da vida.
Acho muito bom a pessoa se recolher e ficar pensando em si mesma, conversando com esse ser que tem dentro dela, que é nosso sósia, né? Eu converso com ele a vida inteira.Cem anos é uma bobagem. Depois dos 70 a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela.
Catedral de Brasília: Na Catedral, por exemplo, evitei as soluções usuais das velhas catedrais escuras, lembrando pecado. E, ao contrário, fiz escura a galeria de acesso à nave, e esta, toda iluminada, colorida, voltada com seus belos vitrais transparentes para os espaços infinitos.
Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade... Faz parte
Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado ao mundo. É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra a injustiça, indignar-se contra a miséria. O resto é o inesperado; é ser levado pela vida.
Camus diz em "O Estrangeiro" que a razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita.
Nossa passagem pela vida é rápida. Cada um vem, conta sua história, vai embora e depois ela será apagada para sempre. A vida continua.
Costumo dizer aos estudantes de Arquitetura que não basta sair da escola para ser bom profissional. O sujeito tem de se abrir para o mundo e não ficar atrás da visão estreita dos especialistas.
Não acredito em uma Arquitetura ideal, insubstituível; somente em boa e má arquitetura. Gosto de Le Corbusier como gosto de Mies, de Picasso como de Matisse, de Machado como de Eça.
Nem os meus amigos, que me ajudaram muito, como o JK, entendiam. As pessoas viam os projetos e diziam: que bonito! Mas não estavam entendendo nada.
Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein.
O homem tem de ser modesto; tem de olhar para o céu.
Importante não é sair da escola como profissional competente, mas estar consciente dos problemas da vida, desta miséria imensa que precisa ser eliminada.
Projetar um conjunto de prédios é sempre estimulante, apesar de mais complexo, porque as formas de um têm a ver com as de outro, formando a unidade arquitetural. O projeto de Niterói está bem resolvido. É um conjunto que se abre para o mar, com uma vista fantástica e uma praça sem igual no Brasil. É importante fazê-lo.
Quando faço palestras para estudantes,digo que a arquitetura não é importante,o importante é a vida.
Quando olho para trás vejo que não fiz concessões e que segui o bom caminho. Isso é que dá uma certa tranqüilidade.
Quando Juscelino Kubitschek me procurou, na minha Casa das Canoas, pedindo que eu ajudasse a ele na construção da nova capital, eu fiquei entusiasmado, era uma obra que me interessava e ia ajudar a um amigo que acompanhava há muito tempo. Eu já não tinha preocupação em dar explicação a ninguém, já me sentia a vontade para fazer o que bem entendia.
Pergunta de Geneton Moraes Neto: Aos 100 anos de idade, como é que Oscar Niemeyer definiria a vida, em uma só palavra? Resposta de Oscar Niemeyer: Solidariedade.
Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa.
Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Inclusive a casa em que a gente morava estava hipotecada. Sempre tive a ideia de que o dinheiro não vale nada. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida. 
Eu diria que sou um ser humano como outro qualquer, que vim. Deixo a minha pequena história que vai desaparecer como todas as outras.
Palácio do Planalto: Eu queria, neste caso, fazer uma coisa nova, mais variada, com formas mais livres, criando ponto de vista diferente.
http://www.mensagenscomamor.com/frases_de_oscar_niemeyer.htm
Veja frases marcantes de Oscar Niemeyer
Aos 100 anos, descreveu-se como 'um homem sem nada de extraordinário'.
Arquiteto gostava de falar sobre obras e nunca sobre saúde ou morte.
Paixão pelo desenho
"Eu tinha 5, 7 anos e ficava desenhando com o dedo no ar. Minha mãe perguntava: 'menino, o que você está fazendo'? Estou desenhando. Eu gosto de desenhar figuras. Eu faço uma escultura, eu desenho no ar. Eu faço um desenho e construo ele no ar"
Em entrevista à Globo News, em 2008.
Traços
"Faço arquitetura que me agrada, uma arquitetura ligada às minhas raízes e ao meu país”
Em 2007, aos 100 anos
Curvas
"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo"
Sobre o Copan, prédio construído em 1951 no centro de São Paulo.
Diferença
"Minha preocupação sempre é fazer uma coisa diferente, que provoque surpresa"
Projetos de igrejas
"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor"
Agosto de 2011, ao lançar o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer"
Pessimismo
"Sou pessimista diante da ideia de que o homem, quando nasce, já começa a morrer, como notou Jean Paul Sartre. Mas, na vida, caminhamos rindo e chorando o tempo todo: é preciso, então, aproveitar o lado bom da vida, usufruir o melhor possível e aceitar os outros como eles são. Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos. Ultimamente, no entanto, tenho me espantado como a inteligência do homem é fantástica! Tenho conversado sobre astronomia. Como é imprevisível o que ele pode criar!"
Em 2007, em entrevista à TV Globo.
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/12/veja-frases-marcantes-de-oscar-niemeyer.html



Oscar Niemeyer – Arquiteto | Biografias
Oscar Niemeyer, expoente internacional da arquitetura moderna ...
www.portalmidia.net
Falar de Oscar Niemeyer nada a argumentar, "ELE" eraum Mestre um Gênio por toda sua arte e sua obra.
Um profundo silêncio  nos cala, choramos sua partida, mas também celebramos sua vida.


DESCANSE EM PAZ!!!


Mais uma perda, mais um dia...

Assim seguimos, a vida!!


Bom Dia!

Nenhum comentário: