Casa no Joá se abre para cenário carioca
Miguel Pinto Guimarães reforma mansão no Rio
01/10/2012 | POR REDAÇÃO; FOTOS MCA ESTÚDIO
Delimitado pelo oceano Atlântico de um lado, e pela Pedra da Gávea do outro, o bairro do Joá, no Rio de Janeiro, reúne algumas das mais espetaculares mansões cariocas. É o caso desta morada, cuja área construída supera os 2.800 m², recentemente reformada e decorada pelos arquitetos do estúdio Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados.
A Mata Atlântica que cobre o inclinado terreno abre espaço para um trecho plano onde está a a casa, dividida entre três volumes com funções e estilos distintos. No térreo da construção principal, concentram-se os ambientes sociais e de serviços, como o living, cuja área supera os 200 m², a cozinha e os quartos de hóspedes. No segundo pavimento, estão as quatro suítes privativas, sendo uma delas a do casal de proprietários.
Mas os volumes de lazer são os que mais chamam a atenção dentro do projeto e ganham ares de um mini clube particular, onde a piscina externa, com raia, é o centro. O anexo ao volume principal é uma laje com poucos fechamentos laterais e conta com ambientes de estar e uma imensa hidromassagem, cuja capacidade é para mais de dez pessoas.
Na construção independente, a mesa para 12 pessoas é o agregador dos moradores e seus convidados e ocupa a área coberta onde estão a churrasqueira e o forno a lenha. Ao lado, uma área de banhos, com duchas, saunas seca e a vapor, mais vestiários, finaliza a área de lazer que protagoniza o projeto de arquitetura.
No design de interiores, predominam os materiais rústicos e naturais, como a madeira e a palha, que revestem tanto o piso quanto os tetos e as paredes. A iluminação é planejada para cada ambiente. E o mobiliário, generoso, inclui sofás de grandes proporções, mesões e amplos espaços de convívio pensados tanto para refeições e conversas em família quanto para festas e recepções, tendo sempre, como pano de fundo, a infalível paisagem carioca.
http://casavogue.globo.com/Interiores/noticia/2012/10/casa-joa-miguel-pinto-guimaraes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário