Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SAÚDE ... Benefícios do caju para a saúde

Benefícios do caju para a saúde

O caju é uma fruta de origem brasileira produzida nos estados do Norte e Nordeste e que têm diversos nutrientes benéficos à saúde.
Cajucaju é uma fruta pertencente à família da manga, umbu, aroeira, ciriguela e cajá-manga. Trata-se de um fruto nativo do Brasil, encontrado  principalmente nos estados do Norte e Nordeste, por conta das condições climáticas desta região.  O estado do Ceará é o principal produtor de caju do país. O caju recebe a denominação de pseudofruto, pois a fruta em si é a castanha de caju.
O pseudofruto se aproveita 100%, pois a polpa é usada na fabricação de sucos concentrados, a casca da castanha de caju produz um óleo forte do qual é extraído o ácido anacárdico e a própria castanha de caju. A fruta é utilizada na produção de sucos concentrados, geleia, compotas, doces, mel, licor e aguardente. Conheça um pouco mais sobre os benefícios do caju para a saúde.   

Características nutricionais

O caju é rico em sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, cobre, vitamina A, B1, B3, B2 e C, perdendo apenas para a acerola e ainda é rico em proteínas e fibras. Por possuir uma cor amarela, vermelha e laranja o caju é rico em carotenoides, em especial, o licopeno e o betacaroteno que atuam contra o câncer e doenças degenerativas.
Caju no pé

Benefícios do caju

Por ser rico em vitaminas e sais minerais o suco de caju natural é indicado no tratamento de anemia, previne problemas de visão como a catarata, ajuda no fortalecimento dos ossos e atua na prevenção de células cancerígenas, por ser um potente antioxidante.
Já a castanha de caju é rica em fibras, proteínas e ácido graxo monoinsaturado, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL e a aumentar os níveis do colesterol HDL, além de possui propriedades vermicidas. O óleo extraído da castanha de caju é utilizado em doenças de pele como eczemas, feridas e lepra.
A presença de grande quantidade de ferro e cálcio ajuda a fortalecer os ossos e a presença de compostos fenólicos ajuda a prevenir doenças do coração. Por conta da presença de fibras a fruta ajuda no trânsito intestinal, diminuindo a prisão de ventre.
Suco de caju 1
Para se obter todos os benefícios citados é preciso consumi-lo o caju pelo menos 1 vez ao dia.
http://www.zun.com.br/beneficios-do-caju-para-a-saude/

Nenhum comentário: