Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dieta Atlântica e outras...

Dietas & Hábitos
Conheça a dieta atlântica, que ajuda a reduzir os riscos de enfarte (rede ...
globoreporter.globo.com

Dieta Atlântica
A dieta Atlântica é uma das alternativas para a adoção de uma dieta saudável, pois representa ela uma opção saudável de alimentação e com resultados excelentes, semelhantes ao da dieta Mediterrânea.
A dieta do Atlântico é baseada em baixo índice de gordura saturada, em proteína de alta qualidade, rica em fibras e sem açúcar refinado. Também oferece uma prática diária de exercício físico.
Ela segue o padrão clássico da dieta mediterrânea e inclui uma variedade de produtos saudáveis como frutas e hortaliças, azeite, legumes, carne bovina e suína, cereais e frutos do mar. O peixe é o produto base desta dieta, recomendável de 3 a 4 vezes por dia.
Outros alimentos adicionados à dieta do Atlântico são o leite e vinho branco, com moderação. Essa dieta também é uma mudança do hábito alimentar para cuidar do corpo. Estudos demonstram que os hábitos alimentares saudáveis estão muito presentes em qualquer dieta que segue os princípios mediterrâneos.
  • Os hábitos prejudiciais da alimentação ocidental têm proliferado doenças cardiovasculares e obesidade em todo o mundo.
A dieta do Atlântico diferencia-se das dietas mediterrâneas porque inclui mariscos e peixes como os principais alimentos; também carne bovina, carne de porco, legumes, sopas e guisados. Enquanto isso, na dieta mediterrânica existe o domínio pelo azeite, frutas e legumes, carnes, massas e grelhados.
Tem mais: bebês nascidos de mães consumidoras de peixe têm um QI mais elevado.
Dica: substitua os principais alimentos da dieta mediterrânea pelos peixes e frutos do mar que estará muito próxima dos princípios dessa dieta.
Dez Mandamentos da DIETA DO ATLÂNTICO
Como conclusão II Congresso Internacional da Dieta Atlântica, em novembro de 2006, compilou-se, por consenso 10 recomendações para uma alimentação saudável, que visa incentivar a filosofia deste dieta:
1. Muito consumo de peixe (de mar e rio) e moluscos (moluscos e crustáceos), que constituem as grandes reservas naturais do Atlântico atual. É recomendável comer peixe e frutos do mar 3 a 4 vezes por semana em diferentes fases da vida.
2. Comer muitos alimentos vegetais: cereais, batatas e legumes . Dietas ricas nesses alimentos são a melhor maneira de obter um perfil calórico recomendado no qual 50% da energia total deve ser consumida na forma de carboidratos complexos.
3. O alto consumo de frutas e verduras. É recomendável comer uma grande variedade de frutas, principalmente maçã e frutas cítricas. Hortículas como couve, repolho, nabo e grelos, juntamente com feijão, pimentões, cebolas, cenouras, ervilhas e alhos.
4. Use azeite como gordura de cozimento principal.
5. Consumir produtos lácteos. Eles são excelentes fontes de alto valor biológico da proteína, minerais (cálcio e fósforo) e vitaminas. Além disso, o consumo de produtos lácteos fermentados está associado a uma série de benefícios para a saúde através de micro organismos capazes de melhorar o equilíbrio da microflora intestinal.
6. O consumo de carne é importante mas deve ser feito com moderação. Recomenda-se consumir carnes magras, que fazem parte de pratos à base de legumes, feijão ou batata.
7. Recomendada ainda a ingestão de bastante líquidos, especialmente água como uma bebida de excelência. O vinho deve ser tomado moderadamente, responsável e inteligente, e com alimentos.
8. Seja simples ao preparar os alimentos para manter a qualidade das matérias-primas e, portanto, o valor nutricional. O uso na cozinha, grelhados, fritos em azeite, técnicas breading não prejudicam a nutrição das matérias-primas da dieta atlântica.
9. Manutenção de hábitos alimentares tradicionais Atlânticos. Comer divertindo-se.
10. Atividade física diariamente é tão importante quanto comer corretamente .
Para saber como alterar a Dieta Mediterrânea para alcançar os princípios Atlânticos, veja:
http://dietasehabitos.com.br/dieta-atlantica/

Dieta do Mediterrâneo

Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta criada pelo médico Ancel Keys em 1945 tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação proposta oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.
Alimentos permitidos:
Pode-se consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.
Alimentos proibidos:
Gordura saturada, carne vermelha, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.
  • Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.
  • Desvantagem: o grande consumo de vinho pode ser um problema. “É preciso tomar cuidado para não virar dependente.”
  • Como funciona - A dieta mediterrânea (européia) tradicional se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas e o azeite de oliva como a principal fonte de gordura, e é moderada no consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições.
Esta dieta é pobre em ácidos graxos saturados, rica em carboidratos e fibra, e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados derivados do azeite de oliva.
A grande vantagem  é que protege o coração contra infartos, diminui o risco de câncer, defende a pele contra agressões, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade. Esses benefícios à saúde são oferecidos especialmente pelo azeite de oliva.
Veja a matéria completa em 4 vídeos da Dieta mais Famosa do Mundo,
a DIETA DO MEDITERRÂNEO, depois sugestões de receitas:
Ver vídeos I, II, III, IV
http://dietasehabitos.com.br/dieta-do-mediterraneo/
Receitas
Penne com bacalhau, manjericão, tomates e azeitonas pretas:
  • 300g de bacalhau já limpo, dessalgado, cozido e desfiado
  • 20 azeitonas pretas cortadas em quartos
  • 8 folhas de manjericão grande rasgadas com a mão
  • 4 tomates sem pele e sem semente em cubos
  • 4 colheres de azeite
  • 2 dentes de alho picado
  • 500g de penne, sal e pimenta a gosto
Cozinhe o penne em água abundante com sal até ficar ao dente. Escorra. Refogue o alho no azeite, junte o tomate, depois o bacalhau e deixe cozinhar até que o tomate fique macio. Acrescente as azeitonas pretas e o manjericão.
Misture o penne ao bacalhau ainda no fogo para que incorpore um pouco do molho. Arrume em uma travessa ou em pratos individuais, decorando com manjericão grande.
Salada de Trigo Integral em Grão
  • 1 copo de trigo em grão
  • 2 peitos de frango
  • 100g de vagem cozida
  • ¼ de xícara de vinagre balsâmico
  • 2 dentes de alho esmagado
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de alecrim
  • ½ xícara de azeitona preta sem caroço
Salada verde
  1. 50g de queijo árabe (chanclich) esmagado
  2. Cozinhe o trigo em quantidade elevada de água até amaciar (cerca de 40 min). Escorra, deixe esfriar e reserve. Cozinhe o frango em água e sal e corte-o em cubos. Deixe esfriar e misture ao trigo. Cozinhe a vagem picada em água e sal, por cinco minutos. Deixe esfriar. Misture ao trigo, coloque o alho, a vagem e as ervas.
  3. Incorpore o azeite aos poucos. Coloque as azeitonas e o tomate. Corrija o sal e a pimenta, colocando sobre a salada verde e polvilhe o queijo esmigalhado.
  4. http://dietasehabitos.com.br/dieta-do-mediterraneo/

Dieta do Mediterrâneo é indicada como ideal para o cérebro: Envelhecimento


por Nicholas Bakalar, Publicado dia 13 de janeiro de 2011, NYT


dieta mediterrânea  pesada em vegetais, peixes e azeite de oliva, com quantidades moderadas de vinho pode estar associada a taxas mais lentas de declínio mental nos idosos.
Alguns estudos anteriores sugeriam que a dieta tem efeitos benéficos para o cérebro, mas as provas ainda eram frágeis. Um novo relatório analisou os dados de um estudo contínuo de 3.790 moradores de Chicago de 65 anos que começou em 1993. Os pesquisadores testaram os indivíduos acuidade mental de três em três anos, acompanhando seu grau de aderência à dieta mediterrânea em uma escala de 55 pontos.
Taxas elevadas de adesão à dieta foram associadas com taxas mais lentas de declínio cognitivo, mesmo após o controle de tabagismo, escolaridade, obesidade , hipertensão e outros fatores.
O autor do estudo, Christine C. Tangney, um professor adjunto da nutrição da Rush Medical College, em Chicago, disse que manter a dieta fez uma grande diferença. Aqueles que a adotaram seriamente estavam cognitivamente o equivalente a dois anos mais jovem do que aqueles que não aderiam à dieta do mediterrâneo.
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition  tem vantagens significativas em seu desenho prospectivo, grande amostra e utilização de um questionário sério. Mas os autores reconheceram que não poderiam responder por todas as variáveis possíveis e advertiram que se tratava de um estudo observacional que não conclui definitivamente sobre causa e efeito.
http://dietasehabitos.com.br/mediterraneoenvelhecimento/


Dieta do Garfo



dieta do garfo  é um regime de emagrecimento projetado por  médicos franceses. Resume-se em uma nova forma  de alimentação baseada em levar à boca somente aquilo que você consegue pegar com o garfo (fork, em Inglês). Você não pode pegar os alimentos com as mãos, tampouco usando facas, colher, fazendo com que nós deixemos de lado os alimentos que para ingerir precisam usar os outros talheres ou as mãos (justamente os mais calóricos).
Essa dieta também se baseia na crono nutrição, que diz que “nós temos que tomar o café da manhã como reis, almoçar como príncipes e jantar como pobres”.
  • Ao se praticar essa dieta vai surgir mais fome no café da manhã e você poderá fazer um lanche durante a tarde, diminuindo-se o apetite no jantar, período chave da dieta.
 dieta do garfo é uma forma de equilibrar o poder de aprender a comer de forma sensata o que gostamos, deixando de lado frustrações pelo que não se come.
Razões pelas quais ela promove a perda de peso:
Há vários motivos:
1) exclui quase completamente as gorduras e açúcares rápidos durante a noite;
2) reduz a porção de cada garfada e habitua o corpo e a mente para comer menos à noite
3) por não impor restrições, durante o resto do dia, evita as frustrações que dão origem aos avanços nas comidas entre as refeições.
  • dieta do garfo não é um regime emagrecedor drástico, na verdade leva-se tempo para perceber as alterações do seu novo hábito de comer
Pode-se emagrecer de 1 a 2 quilos em três semanas, mas permanentemente. Existem dois tipos de garfos, concebido pelos autores da dieta:
1) Garfo estrito: Utilizado para perder peso rapidamente, comendo alimentos que não devem ser preparados com o auxílio de uma faca e só podem ser comidos com um garfo;
2) Garfo light: Permite o emagrecimento gradual, pois você só pode comer alimentos com o garfo, porém qualquer alimento, independentemente como ele foi preparado.
Proibido Comer:
dieta do garfo exclui da sua boca tudo o que é comido com as mãos: canapés, azeitonas, biscoitos do lanche, pão, batatas fritas, salsichas, mariscos, frutas, doces, chocolate. Também a sopa (pois precisa-se de colher) ovo cozido, iogurte, cereais, saladas, molhos, tortas, sorvetes e com uma faca como queijo, manteiga, margarina, geleia  mel, tortas ou que precisa ser cortado como carnes, aves, queijo, pizza, quiché, tortas, e frutas que precisam ser descascadas.
Alimentos que você pode comer:
É fácil: verduras, legumes, como as lentilhas, ervilhas, feijão verde, ervilhas e cereais (massas, arroz, trigo), peixes e pratos prontos cujos ingredientes aparecem nesta lista.
  • Cuidado: o Jantar é o momento mais importante, pois é o período em que o corpo fixa mais as calorias, por isso devemos comer menos do que a quantidade das outras refeições e apenas alimentos que podem ser comidos com garfo. Não se esqueça de que estes alimentos compõem a Dieta Mediterrânealegumes, cereais, legumes,  e ainda evita os alimentos ricos em gordura.
http://dietasehabitos.com.br/dieta-do-garfo/

http://dietasehabitos.com.br/

Nenhum comentário: