Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SAÚDE - O QUE É DST?


O QUE É DST?

de 

DST é a sigla para Doenças Sexualmente Transmissíveis, também chamada de doenças venéreas.

As DST são um importante problema de saúde pública em todos os países. Entre as complicações mais comuns das doenças sexualmente transmissíveis estão a infertilidade, o câncer do colo do útero, a doença inflamatória pélvica e o aumento do risco de contaminação pelo HIV.

Neste texto vamos fazer uma revisão sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, abordando as seguintes questões sobre as DST:

O que é DST?

Quais são as DST mais comuns?

Como se pega uma DST?

Quais são os fatores de risco para DST?

Como prevenir as DST?

Qual é o tratamento para as DST?

Quais são as DST mais comuns?

Existem várias doenças sexualmente transmissíveis, causadas por diferentes tipos de germes, incluindo bactérias, vírus, parasitas e protozoários.
Entre as DST mais comuns, podemos citar:

- Cancro mole (cancroide) (leia: CANCRO MOLE | Haemophilus ducreyi).

- Chato (pediculose pubiana)

- Clamídia (leia: CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento). 

- Donovanose (granuloma inguinal).

- Gonorreia (leia: GONORREIA | Sintomas e tratamento).

- Hepatite B (leia: HEPATITE B | Sintomas e vacina).

- Hepatite C (leia: HEPATITE C | Sintomas e tratamento).

- Herpes genital (leia: HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento).

- HIV / AIDS (leia: SINTOMAS DO HIV | AIDS).

- HPV / condiloma acuminado (leia: HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina).

- Linfogranuloma venéreo.

- Sífilis (leia: SÍFILIS | Sintomas e tratamento).

- Tricomoníase (leia: TRICOMONÍASE | Sintomas e tratamento).


Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Candidíase, hepatite A e vaginose bacteriana (infecção pela bactéria Gardnerella) não são consideradas doenças sexualmente transmissíveis, apesar de eventualmente poderem ser transmitidas por esta via. Do mesmo modo, algumas infecções intestinais, como amebíase, giardíase, shigeloses e outras, podem ser transmitidas pela via sexual se houver contato com fezes contaminadas, como nos casos de penetração anal ou anilingus (sexo oral no ânus).

Para ser considerada uma DST a doença precisa ter a via sexual como modo de transmissão principal.



CONTINUE LENDO EM MD SAÚDE

http://segundosssa.blogspot.com/




SEXUALIDADE NA 
ADOLESCÊNCIA



O instinto sexual é algo que, desde os insetos ao ser humano, aparece de uma maneira extremamente forte, levando a certos comportamentos e gastando energias que só se justificam biologicamente porque tornam possível algo fundamental à vida: a propagação da espécie.
Hoje em dia, sobretudo graças às técnicas de contracepção e também de concepção ou reprodução assistida, altamente eficazes aparecidas nos últimos 50 anos, sexo e reprodução já não andam necessariamente juntos. Convêm ter presente as idéias acima expostas para podermos compreender melhor a nossa sexualidade.
Freqüentemente ela é apenas sentida como uma necessidade básica de satisfazer um impulso fisiológico, ou seja, do nosso corpo. Este impulso pode ser satisfeito, por exemplo, através da masturbação ou através de um (a) parceiro (a) casual ou pago(a) para o efeito. Mas na maioria das vezes esse “sexo pelo sexo” não é de modo algum completamente satisfatório em termos psicológicos e afetivos, ou seja, dos nossos sentimentos. Isso acontece porque, como somos seres humanos, para realizarmos ou vivermos completamente a nossa sexualidade, existe sempre a necessidade de criarmos laços ou relações afetivas e de cumplicidade com a pessoa que escolhemos como companheiro(a). O relacionamento sexual tem assim, na nossa espécie, além da função reprodutiva, dois papéis importantíssimos: a satisfação de um instinto básico, tal como nos existe outros animais, e, sobretudo, a criação de laços fortes entre duas pessoas que buscam o prazer mútuo e uma vida em comum.


Nenhum comentário: