Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

JARDINAGEM - Como plantar um jardim à beira mar


Como plantar um jardim à beira mar

A construção de um jardim à beira pode ser de mais difícil execução e manutenção porque, na maioria das vezes, as pessoas só se deslocam à casa de praia nos meses mais quentes do verão. Dessa forma, saiba como plantar um jardim à beira mar e edifique um paraíso florido e em perfeita comunhão com a paisagem natural envolvente.
Para fazer o melhor jardim à beira mar e para não desperdiçar muito tempo das suas férias na respetiva manutenção, deve ter em atenção os aspetos seguintes:

Escolher plantas de baixa manutenção


Na constituição de um jardim à beira mar, é fundamental que escolha plantas que sejam de baixa manutenção. Por norma, um jardim à beira mar pode ficar abandonado durante a maior parte do ano e, como tal, é praticamente impossível ser cuidadosamente tratado. Além disso, as regiões costeiras têm condições climatéricas específicas, como a chuva, o vento, a maresia e solos arenosos com níveis elevados de salinidade, o que faz com que nem todas as flores sobrevivam nesse contexto. Para escolher as melhores plantas de baixa manutenção que se adequam a um jardim à beira mar , deve deslocar-se a um viveiro ou loja de jardins especializada para conhecer quais são as variedades principais mais adequadas.

Construir um jardim que esteja em perfeita harmonia com a paisagem natural


Para fazer um jardim perfeito à beira mar é fundamental que ele combine e se enquadre com a beleza natural da respetiva orla marítima. Tenha em consideração que este é um dos aspetos mais importantes no embelezamento de um espaço exterior, dado que vai determinar o sucesso ou insucesso do seu trabalho. Em caso de dúvida, deve procurar um decorador paisagístico profissional para obter uma melhor opinião acerca dos elementos que vão constituir o seu jardim e saber se estes estão ou não equilibrados e harmoniosos em relação à paisagem envolvente. 
A maioria dos paisagistas opta por escolher plantas tropicais , uma vez que estas adaptam-se às intempéries e combinam muito bem com a paisagem da praia.

Adquirir plantas de origem local

Para salvaguardar os seus interesses, e para que o seu jardim à beira mar fique sempre esplendoroso ao longo de todo o ano, deve adquirir plantas que sejam de origem local. As plantas de origem local estão preparadas para suportar as condições climatéricas adversas que se fazem sentir nessa mesma região e têm uma adaptação mais fácil do que as demais. Tenha em mente que as plantas não devem bloquear a vista para o mar, antes pelo contrário, devem valorizá-la e ilustrá-la com harmonia.

Elevar o relevo do terreno

Os terrenos muito baixos podem ser invadidos pelas águas do mar, especialmente quando a maré está alta. Para que isso não aconteça, deve elevar o relevo do terreno do seu jardim, caso contrário todo o trabalho que teve na respetiva construção pode ser engolido pela força das ondas. Neste aspeto, é também aconselhável que construa uma cerca à volta do seu jardim, para que fique o mais protegido possível.

Analisar a terra do jardim


terra de um jardim à beira mar deve ser analisada detalhadamente, para que as plantas que lá forem cultivadas cresçam de uma forma saudável e consistente. O solo deve ser rico em nutrientes e, como tal, necessita de estar corretamente fertilizado. Normalmente, por serem muito arenosos, devem ser condicionados com terra mais argilosa e fertilizantes orgânicos. Tenha em mente que um solo bem preparado permite que o seu jardim esteja sempre em ótimas condições.

Comprar materiais ultra resistentes para a decoração do jardim

Na decoração e composição de um jardim à beira mar, deve adquirir todo o tipo de móveis e acessórios que tenham a máxima resistência, para que se mantenham em utilização o máximo de tempo possível. Uma das escolhas mais econômicas e duráveis é o polipropileno, dado que este material é leve, lavável e tem uma resina especial que protege contra a radiação ultravioleta. Também pode adquirir madeiras resistentes como a teca, que dispensa qualquer tipo de manutenção e encontra-se protegida com um verniz náutico específico que mantém a qualidade dos objetos de decoração.

Flores e arbustos para plantar num jardim à beira mar

As flores e os arbustos que são tolerantes ao sal, à areia e às mais diversas condições climatéricas adversas são os ideais para serem cultivados num jardim à beira mar. Isso acontece porque dão-se bem nos solos que, à partida, não têm as melhores condições de cultivo e, ao mesmo tempo, garantem uma paisagem deslumbrante. Conheça as principais flores e os tipos de arbustos que pode plantar num jardim à beira mar.

Murta (Baccharis halimifolia)



A Murta tem o nome científico de Baccharis halimifolia e pertence à família das Asteraceae. Esta planta é a única da sua espécie que é capaz de atingir dimensões de árvore , uma vez que pode atingir cerca de 1,85 a 3,70 metros de altura. A Murta tem pequenas folhas verdes ovais e conjuntos de flores de cor verde e branca. A sua época de florescimento ocorre entre os meses de agosto e outubro e com isso surgem inúmeras borboletas e abelhas. Esta planta dá-se melhor num local úmido  com sombra parcial e exige um solo arenoso para crescer de uma forma saudável. 
A sua indiferença à água salgada do mar faz com que seja um arbusto ideal para ser utilizado num jardim à beira mar.

Ipoméia (Ipomoea cairica)

A Ipoméia tem o nome científico de Ipomoea cairica e pertence à família das Convolvulaceae. É uma trepadeira muito rústica que apresenta um rápido desenvolvimento e, na maioria das vezes, possui flores de coloração rosa com um centro roxo. É uma planta que pode ser utilizada para cobrir uma treliça,pérgola, cerca ou muro. A Ipoméia é cultivada em pleno sol e dá-se bem em solos arenosos, sendo por isso muito encontrada ao longo da costa de uma praia ou em dunas costeiras. Ela distingue-se das demais por ser resistente ao vento, sal e calor e isso faz com que seja uma das mais utilizadas na decoração de um jardim à beira mar.

Beldroega da praia (Portulacastrum Sesuvium)

A Beldroega da praia é a designação comum dada a várias espécies de plantas das famílias Aizoaceae, Urticaceae e Portulacaceae. Trata-se de uma planta perene que cresce nas áreas costeiras, chegando a atingir cerca de 7,5 a 20 metros de altura. Apresenta folhas verdes e brilhantes lanceoladas e as suas flores são de cor rosa ou roxa durante o ano inteiro. Esta planta cresce em terrenos argilosos, de calcário e arenito e exige um local quente e húmido para florescer corretamente. É de realçar que as folhas da Beldroega da praia são comestíveis e são muito utilizadas na medicina tradicional.

Uva do mar (Coccoloba Uvifera)

A Uva do mar tem o nome científico de Coccoloba Uvifera e pertence à família das Polygonaceae. É um arbusto de fácil cultivo que cresce em solos arenosos, não é exigente com a irrigação e suporta os ventos fortes e as altas temperaturas. Trata-se de uma planta que chega a atingir cerca de 9 metros de altura, tem folhas verdes e redondas que apresentam uma nervura principal de cor vermelha. Os seus frutos são comestíveis ao natural ou dão origem a deliciosas geleias, doces ou vinhos. Esta planta é muito apreciada no mundo da jardinagem e isso deve-se à sua resistência e aparência tropical, o que transforma por completo a aparência e beleza de um jardim à beira mar plantado.

Os arbustos de alto porte

Na constituição de um jardim à beira mar, os arbustos de alto porte são uma excelente opção, na medida em que impedem a passagem do vento e ajudam a construir um espaço mais privativo e pessoal. Dos mais utilizados, destaca-se o seguinte:

O PITOSPORO (PITTOSPORO TOBIRA)

O Pitosporo tem o nome científico de Pittosporo tobira e pertence à família das Pittosporaceae. É um arbusto que pode atingir cerca de 3 metros de altura e é muito utilizado como cerca viva, impossibilitando os olhares e a atenção alheia. Trata-se de um arbusto muito ramificado, com folhas verdes e ovais de ponta arredondada, tronco sinuoso e flores brancas. O Pitosporo é um arbusto de alto porte que se constitui como uma mais-valia na constituição de um jardim à beira mar e na decoração do seu espaço exterior, pois faz com que este seja um local mais íntimo e reservado.

Os arbustos de baixo porte

Os arbustos de baixo porte são uma excelente alternativa para todos os que preferem trabalhar a beleza de um jardim. Trata-se de uma forma de unir a excelência de um jardim à espetacularidade da natureza circundante. Neste aspeto, existem várias árvores e plantas que combinam entre si, contudo, um dos arbustos de baixo porte mais populares é a Bela Emília.

 A BELA EMÍLIA (PLUMBAGO AURICULATA)

A Bela Emília é também conhecida como jasmim azul, tem o nome científico de Plumbago auriculata e pertence à família das Plumbaginaceae. Trata-se de um arbusto semi lenhoso, com formas irregulares e muito ramificado. As flores são pequenas e tubulares, têm pétalas arredondadas e estão disponíveis na cor branca, azul claro e azul-escuro. A Bela Emília é, sem dúvida, um arbusto de baixo porte fundamental na composição e ornamentação de um jardim e pode ser utilizado como uma cerca viva junto de um muro ou parede que esteja a delimitar o seu espaço exterior.


Árvores e arbustos de baixa manutenção para embelezar o jardim

As árvores e os arbustos mais fáceis de cuidar são os que são menos exigentes quando atingem a maturidade. Dessa forma, saiba quais são as árvores e arbustos de baixa manutenção na constituição de um jardim e transforme por completo a beleza cénica da sua paisagem exterior.
As árvores e os arbustos percorrem um longo caminho até criarem a sensação de fazerem parte da ornamentação de um jardim. Contudo, cabe a cada proprietário selecionar as melhores variedades para fazer parte da paisagem de um jardim e fazer com que este seja o mais belo e bem tratado de todos.

Quais as principais árvores e arbustos de baixa manutenção para um jardim

Tendo em conta a quantidade de espécies de árvores e arbustos existentes no mercado, é necessário deslocar-se a uma loja de jardins especializada para recolher toda a informação sobre as espécies de baixa manutenção que melhor se adequam a um jardim. Das mais conhecidas, evidenciam-se as seguintes:

BORDO DE AMUR

Esta árvore tem folhas verde escuras que adquirem uma pigmentação vermelha alaranjada durante a estação do outono. Trata-se de uma árvore que proporciona uma sombra excelente e, ao mesmo tempo, é adaptável a várias condições do solo, preferindo aqueles que são mais úmidos e bem drenados. É uma opção muito viável para colocar num pátio, pérgola ou alpendre e necessita apenas de ser regada com alguma regularidade.

A BERBERIS JAPONESA

É uma escolha maravilhosa para adicionar cor a uma determinada paisagem. Trata-se de um arbusto de fácil manutenção que necessita apenas de ser podado na primavera. A berberis japonesa dá-se melhor em locais com temperaturas elevadas e solos secos e é muito utilizada como sebe.

OS VIDOEIROS

Acrescentam textura a uma casa e isso deve-se à variedade de cores existentes nas suas cascas, que variam desde o cinzento até ao castanho avermelhado. São árvores que necessitam de uma enorme exposição solar e de um solo ácido e úmido para crescerem corretamente. São árvores ideais para serem utilizadas junto a rios, lagos ou piscinas, pois contribuem para um embelezamento exclusivo da paisagem no verão ou no inverno.

A ÁRVORE KATSURA

É também um elemento de decoração excecional para qualquer tipo de jardim e isso acontece devido à graciosidade da forma em coração das suas folhas. O seu estilo é único e inconfundível e este tipo de árvore é muito utilizado nas paisagens de inverno. É de realçar que esta é uma árvore que necessita de estar num clima quente e úmido para crescer e prosperar.

A PARROTIA PERSICA

A Parrotia persica tem uma casca distinta que produz uma cor extraordinária de outono. Trata-se de uma árvore que se dá bem com as altas temperaturas e é conhecida por proporcionar muitos locais com sombra. Um solo rico e bem drenado é fundamental para que esta árvore possa crescer. É uma árvore muito apreciada por todos os jardineiros, uma vez que pode ser utilizada na composição de uma paisagem ao longo de todo o ano.

A ROSA JAPONESA

É muito popular pela abundância das suas plantas amarelas que acrescentam uma beleza e luz consideráveis a uma paisagem. Trata-se de um arbusto de baixa manutenção que apenas necessita de uma poda e fertilização regulares. Para que este arbusto cresça nas melhores condições possíveis, é necessário que esteja situado num local com sombra e que o solo se encontre bem drenado.

OUTRAS ÁRVORES E ARBUSTOS DE BAIXA MANUTENÇÃO

Outros exemplos bem-sucedidos de árvores e arbustos de baixa manutenção que embelezam um jardim são:
  • Uva de Oregon
  • Bambu
  • Abeto Douglas
  • Rosa rugosa
  • Arbusto renda
  • Pícea da Sérvia
  • Abelia brilhante
  • Carpa europeia
  • Falsa Hinoki cipreste
  • Azevinho japonês
A maioria destas árvores e arbustos de baixa manutenção fazem parte da constituição ideal de um jardim, na medida em que não são muito propensas a pragas ou a doenças e isso faz toda a diferença.

As principais árvores e arbustos que deve evitar num jardim

Para uma paisagem de baixa manutenção, existem várias árvores e arbustos que devem ser evitados. Apesar de existirem espécies bonitas e espetaculares, algumas requerem muitos cuidados para serem denominadas de baixa manutenção. Para os jardineiros que têm um tempo limitado para cuidar da paisagem de um jardim, é aconselhável que evitem determinadas variedades. Das principais, destacam-se as seguintes:
  • Bordo da Noruega
  • Mimosa
  • Amoreira
  • Salgueiro
  • Olmo siberiano
  • Choupo

A importância da poda na manutenção de árvores e arbustos

A maioria dos cuidados que são necessários para manter as árvores e os arbustos com bom aspeto passa pela sua poda – uma tarefa que nem sempre é compreendida ou bem realizada. A poda passa por remover os ramos e as madeiras que se encontram doentes, danificadas ou que estão a crescer na direção errada. Se a poda for realizada por outros motivos que não os apresentados, isso significa que a árvore ou o arbusto não se encontra na posição mais apropriada. Se a poda não for corretamente efetuada, as árvores e os arbustos poderão morrer. Nesse sentido. e para que tal não aconteça, faça uma poda regular das suas árvores e arbustos e certifique-se que está a podá-los da melhor maneira.

e da utilização dos fertilizantes

Por norma, não é necessário adubar as terras numa base regular para que as árvores e os arbustos se desenvolvam, contudo, é aconselhável que o faça para que eles cresçam mais rapidamente e para se integrarem melhor com a paisagem envolvente. Pode utilizar fertilizantes orgânicos para que a terra fique o mais fértil possível. A preparação e fertilização de uma terra passa por colocar uma camada de fertilizante ao redor das árvores e dos arbustos e esta ação deverá acontecer sempre na estação da primavera, pois é quando se obtêm os melhores resultados.

Nenhum comentário: