Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TURISMO - BRASIL / PARÁ Alter do Chão Pará

Alter Do Chão
baixaki.com.br

Fotos Luiz Braga Caribe na Amazônia: Alter do Chão tem areias branquinhas e ...
veja.abril.com.br

Alter do Chão: Praia do Rio Tapajós, no Pará, é eleita a mais bela do Brasil
sosriosdobrasil.blogspot.com

HISTÓRIA DA CIDADE A história de Alter-do-Chão faz parte da própria história ...
oncineblog.blogspot.com


Alter do Chão Pará


A história de Alter-do-Chão faz parte da própria história de Santarém, Antiga aldeia dos Borari, recebeu, com a chegada dos jesuítas, o nome de Missão de Nossa Senhora da Purificação. Como teve seu desenvolvimento próprio, a aldeia foi levada à categoria de vila a 06 de março de 1758, com o nome português de Alter-do-Chão. Desde então a vila vem crescendo, contando hoje com infra-estrutura turística e de apoio com pousadas, restaurantes, barracas na praia, além de lojas de artesanato e o Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, conhecido mundialmente. além disso, a vila é privilegiada por belos atrativos naturais como o lago verde dos Muiraquitãs, o Morro do Cruzeiro e a famosa Ilha, atraindo dessa Forma um número crescente de visitantes, incluindo os inúmeros cruzeiros marítimos que aportam no local.
Significado do Nome
CARACTERÍSTICAS  COMO CHEGAR

Alter-do-Chão é uma aldeia de pescadores, onde acontece a tradicional festa do Cairé.  Areia fina e águas claras compõem uma paisagem belíssima. Quando as águas baixam surge uma faixa de terra no rio, formando uma barra, que os santarenos chamam de ilha. 

É uma vila turística da cidade de Santarém. O Tapajós, na sua foz, em frente de Santarém, proporciona o fantástico espetáculo do encontro de suas águas claras com as barrentas do Amazonas, sem misturar-se. 


O Rio Tapajós possui característica única entre os afluentes do Amazonas - suas águas são cristalinas- e, por capricho da sábia natureza, forma uma lagoa em frente à cidade santuário, denominada Lago Verde. 


As águas límpidas e quentes do Lago Verde originaram o apelido carinhoso para a cidade santuário de O Caribe de água doce. Ele é circundado por extensas praias de areia fina e branca, que ficaram famosas até fora do Brasil. A beleza de Alter do Chão é um exemplo de preservação ambiental.


Partindo de Belém: BR-316

Localização
Região do Baixo Amazonas no Estado do Pará.

Limites
Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Aveiro, Rurópolis, Prainha, Placas, Belterra, Ururá e Juruti.

Acesso Rodoviário
BR-316

Distâncias
35 Km de Santarém

TURISMO

Principais Pontos Turísticos
Encontro das Águas

Passeio passando pelo espetacular encontro das águas do transparente Rio Tapajós e do barrento Rio Amazonas, que, devido a densidade e velocidade diferentes, fluem lado a lado sem se misturar. No período de águas cheias (aprox.. de março até agosto) podemos avistar a magnífica Vitória Régia, uma das maiores plantas aquáticas do mundo. No período de águas baixas (de setembro até fevereiro) teremos a possibilidade de ver os jacarés se esquentando na margem do Canal.
No final da tarde assistiremos também a belíssima revoada dos pássaro.

Ponta do Lago da Praia
Uma belíssima praia de areias brancas e finas.

Lago Verde
Um lugar de grande beleza natural de onde os índios Borari, antigos habitantes da região, retiravam pedras do fundo para a confecção do muiraquitã, amuleto em forma de sapo que traz a sorte.

Ilha do Amor
A belíssima praia e cartão postal da Vila de Alter do Chão, visitada de Setembro à Fevereiro

Floresta Nacional do Tapajós (FLONA)
Uma reserva florestal de 600.000 hectares repleta de floresta primária, praias, comunidades tradicionais, igarapés e igapós.
Comunidade de Urucureá.
Situada na boca do Rio Arapiuns e famosa por seu colorido artesanato de palha.

Praias Fluviais
Alter do Chão, uma rústica aldeia de pescadores é o caribe brasileiro de águas doces, azuis e cristalinas. Um verdadeiro paraíso de praias fluviais de areias brancas no coração da floresta amazônica.

Santarém
A cidade de Santarém ocupa uma posição privilegiada, exatamente na junção de dois lindos e grandes rios, o Amazonas e o Tapajós. Em frente da cidade podemos testemunhar um dos maiores espetáculos do mundo: o encontro das águas verde-esmeraldas do Tapajós com as águas ocre-argila do Amazonas, as quais correm juntas por muitos quilômetros sem se misturarem. Esse fenômeno está absolutamente acima de qualquer descrição ou comparação. 
Link.www.nossopara.com.br


http://oncineblog.blogspot.com.br/2010/08/alter-do-chao-para.html
... areia branca e incrivelmente sem mosquitos, devido ao PH da água.
danbrazil.wordpress.com
Alter do Chão- A mais bela do mundo
maismorumbi.com.br


Em 2009, essa faixa de areia distante apenas 30 km do centro de Santarém, no Pará, foi escolhida pelo jornal inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo. Não foi à toa; Alter do Chão é considerada o Caribe Brasileiro, e suas águas cristalinas já atraíram até mesmo o príncipe Charles, quando ele veio ao Brasil em 2009.
Situada em meio à Floresta Amazônica, a região foi agraciada pela natureza com uma praia fluvial, que surge devido à diminuição do volume periódica dos rios que passam por ali, sobretudo entre agosto e dezembro, principalmente o Tapajós. O resultado é uma mistura de tons verdes e azuis nas águas, que lembram as dos oceanos por conta disso.
Assim, você pode mergulhar de olhos abertos e ver muita vida nas profundezas. Mas é na superfície que se estima a beleza de Alter do Chão com maior justiça. O principal atrativo da área é a Ilha do Amor, cujo terreno arenoso e fofo é um convite para os visitantes se entregarem ao ócio. Mesmo o trajeto até lá é atraente. O turista é levado em canoas e seus barqueiros, que ficam à margem do Tapajós esperando a chegada dos turistas.
Durante os finais de semana, esse “Caribe Brasileiro”, como alguns gostam de chamar, lota e o burburinho causado pela música, pelas crianças e pelos banana boats torna o local perfeito para quem gosta de agitação. Para dias mais tranquilos  é melhor ir de segunda à quinta-feira. Aliás, coloque na sua agenda para 2012: durante a primeira quinzena de setembro, Alter do Chão promove o seu carnaval, com direito a festa e danças ao som do carimbó gênero musical indígena tradicional no Pará.
A região ainda oferece uma culinária típica inconfundível. Almoços e jantares são servidos nas barracas e pequenos restaurantes abertos recentemente à beira do rio. O menu inclui peixes exóticos como pacus, pirarucus, tucunarés e tambaquis, oferecidos em fartura e sempre aliados a um gostoso pirão, preparado à moda indígena.
http://www.maismorumbi.com.br/editorias/turismo-editorias/para-curtir-doces-aguas/
anarcofagia.com 

 Uma das praias mais lindas do Brasil fica em Alter do Chão no Pará.
nomundo.com.br



pelasruasdebelem.zip.net

PRAIA DE ALTER DO CHÃO (CARIBE BRASILEIRO)
portobello-portobellohotel.blogspot.com
jesocarneiro.com.br

tvtapajos.com.br


ecobrasil.org.br


notapajos.globo.com

Alter do Chão (Foto: Ricardo Teles/Pulsar Imagens)
revistaepoca.globo.com

viajeme.com.br












Santrém e Alter doChão, terra do Çairé no Estado do Pará…
tvmogno.wordpress.com

Pôr-do-sol sobre o Tapajós - Alter do Chão - Santarém... - Fotolog

fotolog.com


Alter do Chão: uma praia no meio da floresta

amazônica


Publicado em 15 Ago 2012 por Andressa
Praias de rio são comuns nos Estados do Norte do Brasil, em que se concentra grande parte da água doce do país (e do mundo!).
No Pará, na cidade de Santarém fica a praia de Alter do Chão, também conhecida como “Caribe amazônico”, por suas belezas naturais e infra-estrutura para o turista.
A Praia tem uma vila pequena e tranquila  com hotéis, pousadas e albergues, oferecendo conforto aos visitantes, que vêm de todo o mundo para conhecer os encantos da Floresta amazônica, a cultura local e a beleza desta praia de água doce.
“Há também uma serra conhecida como Serra da Piroca. É comum a escalada por grupos de pessoas. Há passeios por igarapés e pela conhecida Floresta encantada uma área de vegetação submersa, percorrida de canoa”.
Fonte: Ministério do Turismo (MTur)
Fotos: Darling Daniele e Santaremtur/MTur



http://www.viajandoblog.com/galleria/alter-do-chao/7


Aquífero Alter-do-chão é o maior reservatório de água do planeta

borari.com.br


... subterrânea ( mais de 90% água doce do mundo) seria capaz de abastecer a ...

blogjackiegeo.blogspot.com

  A) Aquífero Alter do Chão - 100% Brasileiro

O aquífero Alter do chão recebeu esse nome por estar situado nas proximidades da cidade de  Alter do Chão,  uma cidade turística próxima de Santarém .
Em abril de 2010, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) afirmaram que o Aquífero Alter do Chão, localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá.
    É o maior aquífero do mundo em volume d´água.        
Dados revelam:

a) Área  de 437,5 mil km² com espessura de 545 metros.

b) Com 86 mil km³,  teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão,  mas um grande volume, reservando
 aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani.

c) Abastece a totalidade de  Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos.
http://blogjackiegeo.blogspot.com.br/2012/10/aquifero-brasileiros-alter-do-chao-e.html


Alter do Chão – Um mar subterrâneo. Por: Julio Cezar Winkler
educacional.com.br

Alter do Chão – Um mar subterrâneo

Por: Julio Cezar Winkler

Com cerca de três vezes o volume de água contida pela represa de Itaipu, foi anunciada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará a descoberta do Aquífero Alter do Chão, maior reservatório subterrâneo de água encontrado até agora. Uma ótima notícia em um momento em que a disponibilidade de recursos hídricos é definida como estratégica.

Geologia dos aquíferos

Aquíferos são porções internas da crosta terrestre com capacidade para armazenar água e cuja porosidade é suficiente para que a água realize movimentos por diferença de pressão hidrostática. A crosta terrestre, ou litosfera, é a porção mais fina entre as principais camadas que formam o nosso planeta. É nela que vivemos, e dela retiramos os recursos naturais necessários para o nosso sustento e desenvolvimento.
Afirmar que a litosfera (lito, do grego líthos, significa rocha, pedra) é formada apenas por material sólido é um erro. Com espessura média variando entre 10 e 35 km, constitui-se também por líquidos, como água e gases associados a depósitos fósseis. Materiais em estado sólido representam a maior parte da sua composição; porém, os diferentes níveis de porosidade desses materiais propiciam maior capacidade de armazenar água e formar aquífero.


http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/default.asp

Principais aquíferos brasileiros:

O Aquífero Alter do Chão já era conhecido havia muito tempo, porém, o que não se sabia era a quantidade de água armazenada por ele. Os estudos mais recentes dos pesquisadores paraenses e cearenses chegaram ao incrível número de 96 mil quilômetros cúbicos de água quantia que ainda pode crescer, dependendo de investimentos para aprofundar as pesquisas. Com a atual medição de volume, calcula-se que a água existente no Alter do Chão seria suficiente para abastecer toda a população mundial por 100 vezes. Para efeito de comparação, o Aquífero Guarani, considerado até então o maior do Brasil, tem um reservatório de 45 mil quilômetros cúbicos, sendo a Alter do Chão duas vezes maior que o Guarani.

Veja abaixo algumas das suas principais funções.

Estocagem e regularização da água – Durante o período de chuvas, os aquíferos funcionam como receptores de água. Parcela significativa das águas pluviais infiltram-se, abastecendo os aquíferos, que, em períodos de estiagem, fazem a manutenção do nível dos rios e lagos de forma lenta e interrupta.

Filtragem – Uma das grandes vantagens no aproveitamento das águas dos aquíferos é o fato de que elas, na maioria das vezes, são potáveis, não necessitando de tratamento para o consumo, fato que barateia o seu uso. Quando a água infiltra-se nas camadas inferiores da crosta terrestre, passa por diferentes materiais, que a filtram. Entretanto, os aquíferos também sofrem contaminação, quando na sua área de recarga são encontrados agentes poluidores, como lixões; quando são áreas em que ocorre intenso uso de agrotóxicos; ou em áreas grandemente urbanizadas.


http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/parte-03.asp

Nenhum comentário: