7 truques para reduzir as calorias das refeições de Natal!
Por Marly Helena Vanlerberghe, 06/12/2014
Para reduzir as calorias das refeições de natal, basta ter atenção a alguns detalhes...
uM NATAL MAGRO!
Próxima
Felizmente as festas de fim de ano existem para coroar o ano em beleza: nos reunimos em família, trocamos lindos presentes e comemos coisas deliciosas. Tudo bem... mas para evitar começar o ano seguinte com 5 kilos a mais, podemos escolher alimentos, tão gostosos quanto porém mais leves e sobremesas menos calóricas que as tradicionais.
Você já olhou para cima pensando em menus menos saborosos, não? Nada disto!
PREFERIR OS PEIXES AS CARNES PESADAS
Se você quer reduzir um pouco as calorias, um bom reflexo consiste em optar pelo peixe no lugar do pernil, leitoa, peru muito incrementado ou outros pratos mais calóricos. Um bomsalmão grelhado, ou uma lagosta, ou outras opções de peixes saborosos podem satisfazer perfeitamente aos paladares mais exigentes. Além disto, com os peixes ricos em ômega 3, você vai terminar o ano beneficiando suas artérias e sua saúde...
MOLHOS MAIS LEVES
É nos molhos que escondem a maior parte das calorias ingeridas. De fato, a maior parte contem muita manteiga e creme de leite. Para não abusar, o melhor é partir para especiarias e ervas aromáticas. Pense também em engrossar seus molhos com um purê de batatas leve, sem manteiga. Que tal um filé de linguado com legumes ao molho de ervas finas?
UTILIZAR O MATERIAL ADEQUADO
Renunciar totalmente aos óleos e matérias gordurosas tornará os pratos um pouco sem gosto e secos. Seria uma pena, portanto, renunciar a eles totalmente. Em contrapartida,você pode retirar a camada de gordura que flutua no tabuleiro do assado com ajuda de uma colher. Outra ideia: utilizar um recipiente com spray de cozinha para dosar bem a quantidade de vinagrete que você coloca na salada. Alguns "pschits" são mais que suficientes!
SERVIR SEUS PRATOS COM ABUNDÂNCIA DE LEGUMES
Os legumes deveriam ter sempre um lugar de honra em todas as etapas de suas refeições:na entrada, você pode servi-los crus em salada e cozidos como acompanhamento do prato principal. Comendo muitos legumes você não somente vai ingerir muitas fibras e vitaminas, mas também você terá mais rapidamente uma sensação de saciedade. Confira nossa receita de salmão com legumes!
COMER FRUTOS SECOS
Durante o período de Natal, temos o hábito de lambiscar doces ao longo do dia: um pãozinho recheado com geleia, um bombom, uma rabanada... Se você quiser permanecer sensato, volte-se para os frutos secos. De fato, nozes, avelãs e amêndoas são também símbolos de Natal. De acordo, não são necessariamente alimentos super lights, mas eles serão sempre menos calóricos que as mais inocentes guloseimas doces principalmente se comidos com moderação... Ah! E fazem bem à saúde!
TOMAR CHÁ
Em nosso país, o calor não impede de tomar chá. Mesmo nas praias o chá mate gelado é vendido em profusão...Você deve pensar sempre que no café da manhã ou no lanche da tarde é melhor substituir um chocolate por uma xícara de chá. A variedade de chás é enorme e você pode aromatizá-los a seu gosto. É sempre melhor reduzir a quantidade de bebidas lácteas (principalmente as achocolatadas) e os refrigerantes.
PREPARAR SOBREMESA MAIS LEVES
Se você quer fazer um Natal menos calórico para todos, é importante ter muito cuidado com as sobremesas natalinas. Elas são, na realidade uma das grandes responsáveis pelos quilinhos a mais depois das festas... Mas você tem muitas opções ao programar suas sobremesas: prefira receitas com frutas, evitando as cheias de chocolate e cremes amanteigados. Existe uma gama enorme nesta linha e são tão saborosas quanto. Basta você pesquisar e surpreender a todos com saborosíssimas receitas que fecharão com chave de ouro sua ceia mais light...
http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-425-7-truques-para-reduzir-as-calorias-das-refeicoes-de-natal.htm
http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-slideshow-425-8-7-truques-para-reduzir-as-calorias-das-refeicoes-de-natal.htm#slideshow
Nenhum comentário:
Postar um comentário