Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Dicas para conservar as panelas

Dicas para conservar as panelas

Dicas para conservar as panelas
O que seria de nós se não fossem as panelas? Não importa onde estamos se é em casa ou em um restaurante, as panelas são os itens mais importantes para uma cozinha, sem elas não podemos preparar aqueles pratos deliciosos.
E por falar nelas, devemos saber que elas devem ser tratadas com carinho e atenção, pois hoje em dia contamos com uma grande variedade de panelas, são elas de ferro, inox, barro, vidro, ágata, entre outras.
E ai é onde entre a maior dúvida das pessoas que estão sempre cozinhando, como cuidar de cada uma delas, pois como seus materiais são diferentes, os cuidados também devem ser. A conservação e limpeza errada dessas panelas podem ser portas para a entrada de bactérias, e até para contaminações alimentícias. Vamos falar então panela por panela, assim você poderá escolher qual melhor se encaixa com a necessidade e o dia-a-dia de sua família.
A panela de ferro é a mais resistente, e pode ajudar na prevenção da anemia, pois ao cozinhar nela ela libera alguns íons de ferro, porém não é aconselhável guardar a comida nela, pois dessa maneira ela irá liberar muito ferro, e o correto é logo após de usar, lavar e secar, para evitar a ferrugem.
Já a panela de Pedra ela é mais durável, não transmite cheiro e não muda o sabor da comida, mas tem uma desvantagem ela quebra muito fácil e é pesada, e não é aconselhável aquecer a panela de pedra antes de despejar alguma coisa dentro.
A panela Ágata (esmaltada) evita a proliferação de bactérias e fungos, porém qualquer batidinha faz com que o seu esmalte solte, para que isso não ocorra use colheres de pau ou plástico, e evite mudanças bruscas de temperatura, espere ela esfriar bem antes de lavar.
A panela de Vidro é muito boa para frituras, é fácil de limpar e não contamina os alimentos, a sua desvantagem é que ela esquenta muito mais rápido que as outras, podendo queimar o alimento, é importante nunca á levar ao fogo sem nada dentro.
A panela Antiaderente é fácil de limpar, e o alimento não gruda, porém a película antiaderente pode se soltar, ou liberar substâncias químicas que podem causa câncer, para que isso não ocorra use colheres de pau, plástico ou silicone e evite esponja de aço na hora de lavar.
A panela de Alumínio é mais barata, leve e distribui bem o calor, porém o alumínio pode trazer danos á saúde, para que isso não ocorra evite preparar nela molhos ácidos, como o de tomate, pois eles reagem com o alumínio e lave-a com esponja do lado macio.
A de Inox é durável e não gruda o alimento no fundo, mas este aço pode causar alergias em algumas pessoas, por isso antes do primeiro uso ferva água três vezes antes de usar, e para evitar as manchar, seque logo após que lavar.
E por fim a de Cobre onde o material aquece rapidamente facilitando o cozimento, uma desvantagem é que esse metal passa facilmente para os alimentos, por isso prefira as que são revestidas por outro material por dentro.
http://blogmail.com.br/dicas-para-conservar-as-panelas/

Nenhum comentário: