Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PORTUGAL - ILHA DA MADEIRA

Ilha da Madeira
Escrito por  

Foi no seu iate 'Fantasia' que a Imperatriz Sissi chegou a Ilha da Madeira.
Sim, estou falando da Sissi da Áustria cuja a história foi contada em livros e filmes que povoaram a imaginação das jovens da minha geração.
A bela Sissi, mulher do Imperador Francisco José, foi para lá tratar-se de uma doença nos pulmões pois o clima da Ilha era perfeito para sua recuperação. Na Madeira, Sissi sentia-se livre, longe da 'Gaiola de Ouro', como chamava o Palácio de Hofburg, em Viena, e lá quem mandava era sua destestável sogra.
Foi na Ilha da Madeira que Sissi completou seus 23 anos e estava no auge de sua beleza.
Também foi a Madeira que anos mais tarde o último Imperador da Áustria, Carlos I, escolheu para viver o exílio com sua família. Foi lá que ele morreu e está sepultado. Vale dizer que  Carlos I era amado pelos madeirenses pela sua simplicidade e simpatia.
A ilha da Madeira, que faz parte do Arquipélago da Madeira, foi descoberta por três portugueses João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Texeira e Bartolomeu Perestrelo em 1419 e embora há quem diga que os romanos estiveram lá bem antes, é certo que foi lá que Cristóvão Colombo se preparou para atravessar o Oceano e descobrir as Américas.
Quando há 3 anos atrás fui pela primeira vez a esta Ilha fiquei encantada e surpresa.
Pouco sabia da Ilha a não ser seus famosos bordados, muito cobiçados principalmente pelas moças 'casadoiras'.
A primeira surpresa que tive foi com o aeroporto, cuja  pista foi ampliada e está construída parcialmente em uma laje sobre o mar. Uma obra fantástica da engenharia, o Aeroporto de Santa Catarina - mais conhecido como Aeroporto do Funchal - pode receber qualquer tipo de Avião.
Funchal, a capital da Ilha, é uma cidade moderna, mas com muita história. O Mercado dos Lavradores, famoso por sua variedade de flores, frutas, verduras e principalmente peixes, é uma de suas atrações. Também é na parte antiga cidade que encontramos as portas pintadas na Rua Santa Maria, lugar pitoresco onde poetas, artistas e gente da terra reúnem-se nos muitos bares e restaurantes que por lá existem: alguns até embalados pelo fado cantado ao vivo.
Tendo o mar como moldura, a Madeira recebe turistas do mundo inteiro, especialmente ingleses, franceses e alemães, que lá passam suas férias aproveitando o clima temperado e ótima estrutura para receber os visitantes . É o destino turistico mais antigo de Portugal.

A Ilha possui muitos hotéis (especialmente  os de luxo), restaurantes , cassino e as muitas piscinas públicas com água do mar corrente .
Como as praias da Madeira não têm areia, os madeirenses cercaram o mar e fizeram uma piscina de água salgada que pode ser usada por todos. Claro que os hoteis de luxo têm suas piscinas: mas as públicas são limpas e muito bem frequentadas.
Mas a Madeira não é só o Funchal. São muitas as cidades ou conselhos (como são chamados) que merecem ser visitados.

Porto Moniz é um deles. Visto do alto dá uma ideia do que é a cidade. Aninhada no sopé da montanha, a cidade é famosa por suas piscinas naturais nas rochas vulcânicas.

Mas o que chama a atenção mesmo é a cor do mar, de um azul profundo que bate nas rochas formando uma espuma muito branca e brilhante.
Vendo a foto de Porto Muniz podemos observar as rodovias da Ilha. São assim, impecáveis, modernas e os túneis rasgam as montanhas possibilitando que se atravesse a Ilha em pouco tempo.
Outro  Conselho que merece ser mencionado é Câmara dos Lobos . Recebeu este nome porque quando foi descoberto havia lá uma enorme colônia de lobos marinhos.
O dono de um dos bares locais disse-me que são de lá os antepassados do ator brasileiro Reginaldo Farias, falou isso com muito orgulho mostrando fotos que tirou com a ator quando este esteve lá para visitar e conhecer suas raízes.
Câmara dos Lobos, conhecida como um lugar de vida noturna animada, tem como bebida principal a famosa Poncha que hoje tem vários sabores, mas antigamente era a bebida dos pescadores, feita com aguardente de cana, açúcar  água e casca de limão: lembra um pouco a nossa caipirinha.
Um pouco mais adiante no Estreito de Câmara dos Lobos, no Restaurante  Santo António, podemos nos deliciar com a Espetada á Moda da Madeira. Parece um pouco com o nosso espetinho: a diferença é que é somente de carne e mais apimentada . Muito bom!
O Estreito de Câmara de Lobos, é também um dos grandes produtores de Vinho da Madeira, famoso por todo o mundo, 
Falando em restaurantes, tem um na Zona do Lido, no Funchal, que merece ser visitado. Chama-se 'Pão, Vinho e Petiscos', fica na Rua Simplício Passos de Gouveia. O cheff, Joaquim Antônio, recebe os clientes com muita simpatia e sugere os pratos . Todos perfeitos! Realmente vale a pena conhecer.
Outro ponto turístico da Ilha é Santana, um lugar lindo, muito florido e que tem como principal atração as casinhas típicas daquela localidade.  Situada na verdejante costa Norte da Ilha da Madeira famosa pelas suas tradicionais casas triangulares de duas águas com teto de colmo e sobre estruturas de madeiras (as palhoças), coloridas com as típicas cores madeirenses de branco, azul e vermelho Santana é conhecida por manter as suas tradições vivas e acesas ao longo dos séculos... Fato que se deve ao seu isolamento prolongado, uma vez que durante muitos anos Santana era praticamente inacessível por mar e terra.
Realmente, a Ilha da Madeira é um encanto. Florida, alegre e são muitos os lugares (vilas, cidades) que merecem ser visitados. Entre eles Camacha, uma vila no interior da Ilha que é famosa pelo artesanato em vime e bordados Regionais. Outro é Machico, onde se diz ter sido o lugar que desembarcaram os descobridores da Ilha, ou Ribeira Brava, Ponta do Sol, Ponta Delagda... Enfim conhecer a Ilha é uma experiência maravilhosa .
Mas  não poderia deixar de falar nos  Carreiros, homens que empurram os carros de cestos ou tobogãs, com também são chamados. Esse meio de transporte surgiu em 1850 para subir ao Monte, um lugar muito apreciado pela nobreza e ricos comerciantes. Hoje em dia é apenas uma atração turística e faz o percurso entre o Monte e Funchal.
Também muito apreciado é Folclore da Ilha.
O famoso Bailinho da Madeira chama a atenção pelos instrumentos musicais, as danças e as músicas. Assistindo uma apresentação do Bailinho ouvi muitas músicas que cantamos no Brasil. Uma delas é “Ai bota aqui, ai bota aqui o teu pézinho"......, nada estranho, já que em 1747, D. João V ordenou o recrutamento voluntário de casais para povoarem a Ilha de Santa Catarina, portanto  Florianópolis não foi só colonizada por açorianos, mas também por madeirenses.
Enfim poderia escrever muito mais a respeito da Ilha. Falar, por exemplo, como é interessante ver as casas praticamente enterradas entre as bananeiras e dos deliciosos doces de mel.
Falar das muitas flores, algumas raras que existem por toda Ilha. Elas são uma atração a parte, tanto que todo ano acontece a Festa da Flor onde durante quatro dias se celebra a chegada da primavera com desfile, exposições e danças.
Também o carnaval da Madeira é muito famoso, atraindo foliões de toda Europa.
Falar principalmnete das festas de final de ano onde os fogos de artifícios pipocam por toda Ilha  e que são considerados os maiores pelo Guinnes Book of Records.
É muito difícil descrever tanta beleza deste Jardim Flutuante, cujos vales, montanhas e o colorido de suas flores são emoldurados pelo azul do mar.
Esta Ilha Formosa pode ser um lugar perfeito para passar férias. Eu aconselho.
Milu Vianna

A apresentadora de televisão Milu Vianna é formada em Direito e traz para o Blumenews toda a elegância que lhe são de peculiaridade ímpar.
Site: www.facebook.com/milu.vianna

Nenhum comentário: