Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

As regras para escrever textos mais coesos no trabalho

As regras para escrever textos mais coesos no trabalho

Escrita: atenção aos sinais de pontuação é essencial, diz professor

Editado por Camila Pati, deEXAME.com

Na redação corporativa, o bom uso de conectivos contribui (e muito!) para a clareza das informações. Vejamos um trecho de e-mail abaixo:

“Na última semana ocorreu a divulgação da norma onde se estabelece que os colaboradores novatos não participarão do Congresso XYZ e os mesmos deverão estar em trabalho normal.”

Em se tratando de organização textual, devemos ter atenção sempre ao uso dos sinais de pontuação - principalmente quanto ao uso da vírgula. Expressões adverbiais deslocadas, formadas por locução (duas ou mais palavras) devem estar acompanhadas de vírgula. Sendo assim:

“Na última semana, ...”

Um desvio gramatical muito comum em nossa Língua está no uso de “onde”. Esse termo só pode fazer referência a lugar – é o famoso pronome relativo locativo. Sendo assim, para o citado trecho acima, deve-se usar um outro conectivo:

“Na última semana, ocorreu a divulgação da norma na qual se estabelece que...”

Por fim, falemos de uma “muleta linguística” quanto ao uso indevido de “mesmo” no lugar de pronomes ou substantivos. Em suma: é extremamente deselegante usar “mesmo” como elemento de retomada. A solução, pois, é usar um pronome do caso reto, por exemplo:

“Na última semana, ocorreu a divulgação da norma na qual se estabelece que os colaboradores novatos não participarão do Congresso XYZ. Eles deverão estar em trabalho normal.”

Ah! De antemão, quero desejar a você, leitor, um Natal maravilhoso, repleto de frases emotivas e abençoadas pelo Amor da Família.

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-regras-para-escrever-textos-mais-coesos-no-trabalho

Nenhum comentário: