Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

CARREIRAS... Quinze (15) cursos online e gratuitos que profissionais de TI adoram

Quinze (15) cursos online e gratuitos que profissionais de TI adoram

Os cursos mais populares entre profissionais de TI

São Paulo — Você não precisa desembolsar uma fortuna ou sequer pegar um avião para ter aulas com os professores das melhores universidades do mundo. Tudo porque existe (sempre ela) a internet.
MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos online oferecidos gratuitamente por diversas plataformas, como Coursera, edX e muitas outras. O grande atrativo é que muitos deles são ministrados por docentes das principais instituições de ensino do planeta.

A popularidade desses cursos não é pequena — até porque os temas das aulas costumam ser bastante abrangentes.

O Coursera revelou com exclusividade a EXAME.com quais são os pacotes de aulas mais acessados pelos usuários quando o assunto é tecnologia da informação.

O ranking inclui 15 cursos sobre temas como aprendizagem automática, programação e análise de dados, ministrados por professores de universidades do porte de Stanford e Duke.

Embora os cursos estejam disponíveis gratuitamente a qualquer usuário, é preciso pagar uma taxa ao Coursera para obter certificados. Também fica o aviso: a maior parte das aulas da plataforma é apresentada em inglês.

Navegue pelas imagens da galeria para ver os cursos mais populares de TI.

1º Aprendizagem automática

O curso traz uma introdução sobre aprendizagem automática, a ciência por trás de importantes inovações tecnológicas que vão da otimização das buscas na web à compreensão do genoma humano. As aulas ainda abordam temas como mineração de dados e reconhecimento de dados, com ênfase em estudos de caso e aplicações práticas do conhecimento apresentado.
Instituição: Stanford University
Professor: 
Andrew Ng
Link para as aulas no Coursera

2º Programação para todos (Princípios de Python)

Aqui, o objetivo é ensinar o básico da programação de computadores por meio da linguagem Python. O professor demonstra como se constrói um programa a partir de uma série de instruções simples. O curso pretende ser inclusivo: a matemática exigida não ultrapassa o nível básico e basta que o aluno tenha uma familiaridade mediana com computadores para acompanhar as aulas.
Instituição: University of Michigan
Professor: 
Charles Severance
Link para as aulas no Coursera

3º Programação em linguagem R

O curso ensina a programar com a linguagem R e a usá-la para analisar dados. Os professores também mostram como ler dados, acessar pacotes, escrever funções e organizar códigos — tudo em R. Temas como limpeza de bugs e análise estatística de dados também fazem parte do programa das aulas.
Instituição: Johns Hopkins University
Professores: 
Roger D. Peng, Jeff Leek e Brian Caffo
Link para as aulas no Coursera

5º Dominando a análise de dados em Excel

O curso expõe conceitos e métodos matemáticos para avaliar até que ponto um modelo preditivo pode reduzir incertezas. O foco está em dois modelos: classificação binária e regressão linear. Para acompanhar as aulas, o aluno precisa ter noções básicas de álgebra. Não é necessário ter conhecimentos prévios de Excel, já que há um módulo especial para ensinar o programa desde o início — que pode ser pulado por usuários mais experientes.
Instituição: Duke University
Professores: 
Jana Schaich Borg e Daniel Egger
Link para as aulas no Coursera

6º Como construir um website em um fim de semana

O curso é voltado especialmente para pessoas com pouca ou nenhuma experiência anterior na criação de websites. O objetivo é ensinar o aluno a planejar, construir e publicar uma página básica com texto, som, imagem, links, plug-ins e canais de integração com redes sociais. 
Instituição: The State University of New York
Professoras: 
Margaret Schedel e Melissa Clarke
Link para as aulas no Coursera

7º Uma introdução à programação interativa com Python

Python é uma linguagem de programação relativamente fácil de aprender. Por isso ela foi eleita pelos professores deste curso, voltado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência com códigos. As aulas tratam de elementos básicos de programação, como expressões, condicionais e funções. Um dos exercícios propostos será construir uma versão do clássico jogo de arcade "Pong". 
Instituição: Rice University
Professores: 
John Greiner, Stephen Wong, Scott Rixner, Joe Warren
Link para as aulas no Coursera

8º Fundamentos do design gráfico

O design está em tudo — e é um recurso fundamental para quem trabalha com TI. Este curso ensina princípios básicos do tema, como tipografia, criação de imagens, composição e cores. Para aproveitar bem o curso, é importante conhecer minimamente os programas do "pacote criativo" da Adobe, tais como Illustrator, Photoshop e InDesign.
Instituição: California Institute of the Arts
Professor: 
Michael Worthington
Link para as aulas no Coursera

9º Estruturas de dados - Python

O curso aborda as principais estruturas de dados usadas em Python. A ideia é ir além dos procedimentos básicos de programação e explorar o uso da linguagem para construir estruturas como listas, dicionários e bases de dados. Este curso é a sequência de "Programação para todos (Princípios de Python)", descrito no 2º slide desta galeria.
Instituição: University of Michigan
Professor: 
Charles Severance
Link para as aulas no Coursera

10º Crie seu primeiro aplicativo para Android

A ideia é que o aluno desenhe, construa e distribua o seu próprio aplicativo para dispositivos Android. Os professores oferecem uma série de "tijolos" que você pode combinar para criar diversos tipos de apps. É preciso ter alguma experiência anterior com programação em Java.
Instituição: Centrale-Supélec
Professores: 
Virginie Galtier e Michel Ianotto
Link para as aulas no Coursera

11º Desenvolvimento em server-side com NodeJS

O curso traça um breve panorama sobre protocolos "http" e "https", para então examinar o NodeJS e outros temas correlatos. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de entender conceitos de server-side como "CRUD" e "REST", configurar um servidor backend usando NodeJS e construir uma API para o front-end acessar serviços de back-end.
Instituição: The Hong Kong University of Science and Technology
Professor: 
Jogesh K. Muppala
Link para as aulas no Coursera

13º Criptografia

Nenhuma informação estaria segura na internet se não existisse a criptografia. Este curso ensina os mecanismos internos dessa ciência, os protocolos mais usados e os erros mais comuns na implantação de sistemas. Ao longo das aulas, o professor sugere diversos problemas abertos e projetos de programação. A sequência deste curso, "Criptografia II", trata de temas mais avançados, como conhecimento-zero e mecanismos de privacidade.
Instituição: Stanford University
Professor: Dan Boneh
Link para as aulas no Coursera

14º HTML, CSS e JavaScript

Aqui, o objetivo é ensinar os elementos essenciais do desenvolvimento de uma página na internet. Não é preciso ter experiência prévia com essas tecnologias, mas é importante já ter tido algum contato com programação. Ao final do curso, você deverá ser capaz de criar um site usando elementos de HTML, aplicar CSS para alterar a aparência e o comportamento de alguns elementos da página e programar recursos interativos com JavaScript.
Instituição: The Hong Kong University of Science and Technology
Professor: 
David Rossiter
Link para as aulas no Coursera

5º Algoritmos como ferramentas

O curso analisa conceitos e técnicas em algoritmos que podem servir para resolver problemas computacionais. Há bastante teoria nas aulas, mas a prioridade é abordar aplicações práticas dos conhecimentos estudados. O aluno aprenderá, por exemplo, a resolver problemas, desenhar novos algoritmos e implementar soluções capazes de rodar em menos de um segundo.
Instituição: University of California, San Diego
Professores: Alexander S. Kulikov, Michael Levin, Neil Rhodes, Pavel Pevzner e Daniel M. Kane.
Link para as aulas no Coursera
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/15-cursos-online-e-gratuitos-que-profissionais-de-ti-adoram#1

Nenhum comentário: