Muitos podem pensar que não há mais oportunidades abertas neste período do ano. Afinal, a maior parte das turmas com início em setembro já estão fechadas, e quem já garantiu sua aprovação está preparando as malas para embarcar nesta experiência internacional.
Ainda há, porém, instituições com inscrições abertas para bolsas de graduação epós-graduação, além de duas oportunidades para participação em eventos internacionais. Não quer mais perder tempo? Confira estas oito oportunidades para as quais você pode se candidatar agora:
Para Graduação
1. Universidade do Povo, online
Graduação completa, de graça e online? A “Universidade do Povo”, apoiada pela ONU, oferece dois cursos neste formato inovador: ciência da computação e administração de empresas. A instituição é parceira de universidades de renome como Harvard, Yale e Oxford, e também possui convênios com empresas internacionais como Microsoft e HP para estágio e mentoria. Para se candidatar, é preciso ter concluído o ensino médio, ter acesso a computador e conexão de internet e nível de inglês suficiente para acompanhar as aulas. São feitas cinco rodadas de admissão a cada ano, e a próxima, com início em setembro, está com inscrições abertas até 14 de julho. Confira mais detalhes aqui.
2. Bolsas para Graduação em Coventry, Reino Unido
A Universidade de Coventry, no Reino Unido, oferece 5 bolsas de mérito para estudantes aceitos para qualquer um dos seus cursos de graduação. A bolsa é no valor de 10 mil libras, revertidas em descontos das anuidades, que giram em torno de 12 ou 14 mil libras anuais. Confira os valores aqui. Para se candidatar, é preciso primeiramente ter sido aceito pela universidade – as candidaturas levam cerca de 2 dias úteis para serem analisadas (confira os documentos necessários e o procedimento). Após receber a carta de aceite da instituição, é necessário enviar um formulário de candidatura online para a bolsa. O prazo final para inscrição é 25 de julho.
3. Preparatório para Mestrado e MBA, online
Os cursos preparatórios para o GMAT e GRE do The Economist estão entre os mais renomados do mercado. Os módulos são adaptativos, 100% online, com atendimento personalizado. O investimento? 350 dólares. Através de uma competição online, estudantes do mundo todo podem concorrer à isenção total das taxas do programa. As inscrições para a competição podem ser feitas até 31 de julho. Saiba mais aqui.
Para Pós-Graduação
4. 50% de desconto no MBA, Reino Unido
A Cass Business School, da City University of London, oferece um número de bolsas de estudos para candidatos do seu programa de MBA. São quatro modalidades de bolsas oferecidas (de excelência profissional; voltada para mulheres; voltada para profissionais da área de ciência, matemática e tecnologia e para profissionais do setor público ou terceiro setor) e cada candidato pode se candidatar a no máximo 3 delas. Para se candidatar, é preciso primeiramente seinscrever online para o programa de MBA – é cobrada uma taxa de inscrição de 100 libras. Em seguida, é necessário preencher um formulário online de inscrição para a bolsa e enviar documentos como resultados do GMAT (a média dos candidatos aceitos é 640), do IELTS e cartas de recomendação. As inscrições vão até 24 de julho. Confira os detalhes aqui.
5. Bolsa Integral para PhD, Itália
Scuola IMT Alti Studi Lucca, em Lucca, na Itália, está com inscrições abertas para seus programas interdisciplinares de PhD. O programa de PhD na IMT não tem custos de anuidade. Além disso, são oferecidas bolsas que cobrem alojamento, alimentação e um auxílio financeiro no valor de 13 mil euros anuais. Podem se candidatar estudantes que possuam graduação completa em qualquer área e comprovem proficiência em inglês. Não é necessário possuir conhecimentos de italiano. As inscrições podem ser realizadas através do site até o dia 13 de julho.Saiba mais aqui.
6. Programa de formação de lideranças, Estados Unidos
O Programa de Liderança para Competitividade Global (GCL) está com inscrições abertas para a sua edição de 2016. Serão selecionados cerca de 40 jovens líderes locais para um programa de 10 semanas de duração em Washington, D.C. A bolsa é integral e cobre acomodação, materiais, o valor total do programa, o seguro médico e passagens aéreas de ida e volta para os Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho. Descubra mais aqui.
7. Mestrado em Políticas Públicas, Alemanha
Estudantes que pretendem cursar mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha podem se candidatar ao Programa Helmut-Schmidt 2017. São oito opções de cursos de mestrado na área e podem se candidatar estudantes que possuam graduação em direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais e áreas relacionadas. As inscrições estarão abertas até 31 de julho. Confira mais detalhes aqui.
Para eventos internacionais
8. Bolsa para participação em evento para jornalistas, Alemanha
A Fundação alemã Falling Walls oferece uma Bolsa de Jornalismo Científico a jornalistas e blogueiros que desejem participar da Falling Walls Conference –evento realizado anualmente em Berlim para celebrar a queda do muro de Berlim. Além do acesso ao evento, todas as despesas de viagem serão pagas pela fundação. As inscrições estão abertas pelo site até 31 de julho. Confira os detalhes aqui.
9. Concurso de Design, no Peru
Estudantes e recém-formados de design, arquitetura e áreas correlatas podem inscrever projetos no Concurso de Design Estudantes Masisa. Os participantes terão como desafio desenvolver projetos de móveis que tragam referências a tecnologia e inovação. As inscrições serão aceitas até 29 de julho e o vencedor da etapa nacional ganhará uma viagem com tudo pago ao Peru, para participar da fase internacional da competição. O vencedor da etapa internacional será premiado com um estágio na Alemanha. Confira mais detalhes aqui.
* Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/9-bolsas-de-estudos-que-encerram-inscricoes-em-julho