Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

DECORAÇÃO... Arte Abstrata

Arte Abstrata



Guia Westwing paraArte Abstrata

Parte de um dos movimentos da arte mais polêmicos, a arte abstrata é aquela que busca criar representações que não estejam relacionadas com objetos da nossa realidade. A ideia deste movimento artístico é criar uma obra não-representacional, ou seja, que não seja realista, e que esteja focada nas composições de cores, linhas, formas e superfícies. O estilo surge junto com as outras vanguardas europeias, que tinham como objetivo romper com as regras e padrões da arte.

A diversidade de formas, as explosões de cores, as pinceladas fortes e marcadas, além das esculturas intrigantes, fazem parte da arte abstrata. A ousadia deste estilo criou novos parâmetros e atravessou o tempo. Apesar de à primeira vista ser um pouco complexa, a arte abstrata pode ser compreendida por todos, inclusive ser adotada na decoração de casa. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre este movimento, o Westwing criou um conteúdo especial. Confira!

O que é a Arte Abstrata?

Surgida no início do século XX, a arte abstrata é um movimento que busca representar um conceito, sempre de maneira subjetiva e lúdica. Neste estilo, as formas concretas e realistas são deixadas de lado, dando espaço para um mundo de muitas cores e formas. A ideia da arte abstrata é fazer com que o espectador encontre o sentido para a obra, ou seja, aquele que está admirando ganha liberdade para encontrar significados muito além dos pensamentos do artista. Além disso, garante liberdade de criação, resultando em trabalhos únicos.

A arte abstrata tem como origem as vanguardas europeias, como expressionismo, impressionismo, futurismo, entre outras. Todos estes movimentos transformaram a maneira de fazer arte, rompendo com a estética vigente, que era cheia de regras e realista. A arte abstrata está dividida em duas etapas, a lírica e a geométrica, sendo a primeira com obras inspiradas nas emoções, nos instintos e no inconsciente, e a segunda, na razão, na análise intelectual e científica.

Principais Artistas

O pioneiro da arte abstrata foi o pintor Wassily Kadinsky, com suas formas e cores inovadoras que chocaram o mundo das artes. Outro nome importante da arte abstrata é o de Piet Mondrian, que criou quadros com linhas e formas geométricas coloridas que são reconhecidos internacionalmente. Muitos outros artistas dialogaram com a arte abstrata e deram origem a novos movimentos como o cubismo, o surrealismo e o dadaísmo. No Brasil, a arte abstrata também ganhou espaço, sendo o artista Alfredo Volpi, um dos primeiros representantes do movimento.

Arte Abstrata na Decoração
Seja em desenhos ou em pinturas, os quadros de arte abstrata são altamente decorativos. Por serem, normalmente, compostos por linhas, formas e cores singulares, estas obras se adaptam aos mais diversos estilos. A arte abstrata usada na decoração garante um toque de estilo e modernidade ao cômodo. Equilibrando os componentes do quadro com o mobiliário da casa, você terá um ambiente muito bonito e com identidade.

A arte abstrata é totalmente visual, portanto faça pesquisa, descubra imagens e inspire-se com o Westwing para decorar sua casa!


https://www.westwing.com.br/arte-abstrata/

Nenhum comentário: